Projeto da Secretaria de Assistência Social forma 116 cuidadoras de idosos em Belford Roxo – 15/06/22

A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Mulher realizou a formatura de 116 cuidadoras de idosos. O projeto que acontece no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceambel) teve oito turmas desde janeiro. O curso é voltado para as mulheres cadastradas no equipamento, vítimas de violência ou para as que possuem o CadÚnico. As interessadas devem ter de 18 a 55 anos e ir à unidade de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, munidas de duas fotos 3×4, identidade, CPF, comprovante de residência, folha de resumo do CadÚnico e comprovante de escolaridade.

Para a primeira-dama e deputada federal Daniela do Waguinho, o curso é uma oportunidade ímpar na vida dessas mulheres. “Estamos falando de autonomia financeira e autoestima de mulheres que passaram por momentos difíceis e vão romper esse ciclo negativo de suas vidas e ter a oportunidade de conseguir através do curso uma forma de renda. Fico muito feliz e honrada em ser inspiração para elas e representar todas em Brasília sendo a voz das mulheres e poder estar fazendo parte de pautas importantes de valorização e empoderamento feminino”, destacou a deputada.

Formandas e autoridades comemoram o final do curso de cuidadora de idosos da Secretaria de Assistência Social

A secretária de Assistência Social, Cidadania e Mulher, Brenda Carneiro, prestigiou mais uma formatura do curso de cuidadoras de idosos. “E não paramos por aí. O município tem investido em diversas formas para essas mulheres buscarem autonomia financeira. Eu costumo dizer que é uma nova era de respeito, busca ao mercado de trabalho e pela libertação para que elas possam se reconstruir através da informação e capacitação para ingressarem no mercado de trabalho”, disse a secretária.

60 horas de aulas práticas

Para o curso, as mulheres têm apostila para auxiliá-las no estudo em sala de aula. De acordo com a enfermeira e instrutora do curso, Cibeli Atayde, são 60 horas de aula prática onde elas aprendem sobre as principais doenças que acometem os idosos e dicas sobre comportamento, empatia, amor e cuidado de um cuidador. “E ainda 120 horas de prática em nossos asilos desenvolvendo tudo o que viram na teoria. Ou seja, elas estão preparadíssimas. Há um avanço muito grande no crescimento dos idosos e aqui cuidamos pensando em como gostaríamos que cuidassem dos nossos. É gratificante quando elas chegam com a notícia de contratação, pois o pensamento é de tirar elas da vulnerabilidade social e situação de violência para conquistarem sua independência financeira”, explicou Cibeli, ao lado da coordenadora do equipamento Ana Cristina.

 O curso formou 116 cuidadoras de idosos, que tiveram 60 horas de aulas práticas

Emocionada em seu discurso, a oradora da turma Dione Jéssica da Silva Pinheiro, 29 anos, sofreu abuso psicológico em seu lar e foi através do Ceambel que percebeu a situação em que se encontrava. “Estou muito feliz, pois é uma grande conquista para o meu emocional e psicológico. Estava em busca da minha independência financeira e foi muito bom receber esse apoio. O equipamento me dá todo o suporte e me deu essa oportunidade de chegar até aqui. É gratificante, pois agora poderei cuidar de pessoas que vão precisar da minha atenção e carinho. Tenho orgulho em saber que sou belforroxense e muito bem assistida pelo poder público”, disse Dione.

 Formandas recebem o certificado de conclusão do curso de cuidadora de idosos

Sheila Santos, 39, explicou que uma vizinha falou sobre o curso e como ela exerce a profissão há 20 anos, decidiu buscar uma certificação na área. “Hoje a profissão está sendo regulamentada e exige diploma e como não tinha decidi fazer. O curso é gratuito e destinado a mulheres em vulnerabilidade no lar e isso é de suma importância para dar oportunidade a elas. Acredito que tendo uma orientação ou profissão já é uma porta de entrada para ela sair dessa situação”, garantiu Sheila. Assim como Sheila, Alessandra Márcia, 41, também teve o interesse através de uma amiga. Ela fez para encorajá-la e apoiá-la. “Vai acrescentar muito para mim, pois esse curso é caro e o atual governo está dando essa oportunidade para quem não tem condições”, resumiu, Alessandra.

Fotos: Rafael Barreto/PMBR

Veja também

DEFESA CIVIL DE DUQUE DE CAXIAS CELEBRA DIA MUNICIPALDE REDUÇÃO DE DESASTRES COM SIMULADO EM XERÉM – 21/11/24

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias vai celebrar, no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support