Idosos de Queimados recebem benefício que garante descontos em viagens – 22/07/22

Prefeitura disponibilizou a Carteira da Pessoa Idosa para 70 queimadenses

Viajar para Belém no Estado do Pará, na região Nordeste, está mais perto de se tornar realidade para a aposentada Maria Nasaré da Silva, de 74 anos. A queimadense e mais de 70 idosos garantiram, nesta quinta-feira (21), a Carteira da Pessoa Idosa durante uma cerimônia de entrega que aconteceu no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (Celti), no bairro Pacaembu. 

Beneficio é garantido por lei

O documento garante a todo cidadão, com mais de 60 anos, o direito à gratuidade ou desconto no valor de passagens interestaduais. A queimadense Maria Nasaré relatou a sua felicidade. “Estou muito feliz com a chegada da carteira. Vou poder viajar e matar saudades”, destacou a moradora. 

Além da entrega do documento, os idosos participaram de uma exposição de quadros que contam a história da década de 30 do município e suas principais construções, como a Igreja Nossa Senhora da Conceição e o Cinema. 

Presente na entrega do documento, a secretária da pasta, Cristiane Lamarão, destacou a importância de garantir os direitos da pessoa idosa. “Enquanto poder público temos o dever e a obrigação de cuidar dos nossos idosos. Estamos investindo em políticas públicas para a terceira idade, por isso ações como essa são importantes. Disponibilizamos de um centro destinado a atender e zelar por quem tanto cuidou da gente”, destacou. 

DIREITO GARANTIDO POR LEI 

A emissão do documento é assegurada pela gestão municipal. A Carteira do Idoso é um documento destinado a pessoas acima de 60 anos que não tenham como comprovar renda individual de até dois salários mínimos para a obtenção da gratuidade na passagem interestadual (ônibus, trem ou barco) ou de desconto de, no mínimo, 50% no valor da passagem. O benefício federal consta no Estatuto do Idoso (lei 10.741/03).

Beneficio é garantido por lei

Para emitir o documento,o primeiro passo é procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu bairro ou a Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica na Rua Eugênio Castanheira, nº 176, Centro, de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h.

Os documentos necessários são: Identidade, CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento, Casamento, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor de toda a família, para assim ser incluído no Cadastro Único (CadÚnico). As carteiras são emitidas e entregues pela Secretaria de Assistência Social.

Fotos: Divulgação/PMQ

Veja também

DEFESA CIVIL DE DUQUE DE CAXIAS CELEBRA DIA MUNICIPALDE REDUÇÃO DE DESASTRES COM SIMULADO EM XERÉM – 21/11/24

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias vai celebrar, no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support