Secretário de Infraestrutura acompanha obras emergênciais em Petrópolis – 16/08/22

Nesta segunda-feira (15), exatos seis meses após as fortes chuvas que atingiram a cidade de Petrópolis, o secretário de Infraestrutura e Obras, Rogério Brandi, acompanhou de perto o avanço das obras emergenciais que o Governo do Estado vem realizando no município. Os investimentos superam os R$500 milhões.

Na Avenida Washington Luiz, no Centro, próximo à antiga fábrica de tecidos, estão sendo reconstruídos os muros de contenção do Rio Quitandinha. Já foram concluídas parte da instalação das cortinas de contenção e das grelhas de concreto armado na avenida. O objetivo desta fase das obras é estabilizar o solo das áreas que foram afetadas pelas chuvas e oferecer uma camada de proteção que impedirá novos desmoronamentos da pista. Passada esta etapa, serão executados os serviços de recuperação de 1400m de pavimentação.

Rogério Brandi, acompanhou de perto o avanço das obras

O governo também está recuperando os muros de pedras remanescentes, a canalização, a pavimentação e o guarda-corpo entre as ruas Rocha Cardoso e Doutor Nelson Rocha de Sá Earp. 

Na Getúlio Vargas, mais especificamente na Avenida Portugal, as intervenções estão no estágio de conclusão da execução de cortinas atirantadas, que irão conter o solo e sustentar a contenção das encostas íngremes da região. Nesta fase das obras, os agentes estão trabalhando na recuperação da vegetação e na canalização da água pluvial.

Na Rua 24 de Maio, cinco cortinas de contenção estão sendo fixadas. O concreto projetado foi realizado, permitindo a realização das perfurações dos tirantes, que irão garantir a estabilidade do terreno. Ainda será feita a drenagem das escadas hidráulicas que irão direcionar o fluxo de água para o saneamento da rua.

A Rua Nova, por sua vez, passa por intervenções que visam conter as rachaduras do solo. Estão sendo instaladas telas para proteger rochas soltas,  blocos de solo e partes irregulares de estrutura. Além disso, estão sendo feitas perfurações em rochas com o objetivo de alcançar as camadas mais profundas da terra. Com as perfurações, que variam entre 12 e 18 metros, será possível assegurar a estabilidade dos terrenos. Já na Rua Teresa, o atual foco das intervenções é a colocação de tirantes.

Na Rua Conde D’Eu, no bairro Castelânea, estão em andamento a contenção e revegetação de encostas, a recuperação do morro e a revitalização da rede de drenagem. Além da colocação de tirantes, que permitem a fixação do concreto e impedem os deslizamentos de terra, já foi concluída a limpeza do solo, que incluiu a retirada de pedras e da terra solta. Atualmente, as equipes estão executando  as obras de  implantação de uma cortina atirantada.

Já a Rua Pedro Ivo, na Cascatinha, recebe obras em encostas, drenagem e reforma da calçada e parte da via. O atual foco é a drenagem das águas e a contenção de talude, que irá fortalecer o solo e a estrutura das áreas afetadas pelas chuvas. Cerca de 90% destes procedimentos já foram realizados. Outra prioridade é a finalização da concretagem da cortina atirantada, que já está em fase de conclusão. A técnica do solo grampeado, que consiste em um sistema de perfuração que irá grampear uma manta no solo, também já está em andamento.

Outra obra emergencial é a que envolve o túnel extravasor, iniciada em 25 de julho. As ações incluem a recuperação inicial da tomada d’água, desassoreamento do rio Palatinato, no deságue do Extravasor e no rio Itamaraty, limpeza e desobstrução em toda extensão do túnel, ajuste da confluência do Extravasor com o rio Itamaraty, reforma e recuperação da estrutura e execução de galerias para o ordenamento da drenagem e esgotamento sanitário. 

O Estado também já finalizou os projetos para as melhorias na Rua Bartolomeu Sodré, no Caxambu; na Rua Uruguai, no Quitandinha; e na Estrada do Paraíso, no Sargento Boening. Outra região que está com obras em fase de contratação é a Chácara Flora. 

Rogério Brandi, acompanhou de perto o avanço das obras

Moradias também estão recebendo investimentos 

Em conjunto com as obras emergenciais, o Governo do Estado também está investindo na reforma de condomínios. Quatro conjuntos habitacionais serão recuperados: Moacyr Padilha, Sérgio Fadel, Castelo São Manoel e Quitandinha. Destes, apenas o Conjunto Sérgio Fadel aguarda ordem de início, os demais já tiveram obras iniciadas. O investimento destas reformas é de R$13 milhões.

Fotos: Divulgação

Veja também

DEFESA CIVIL DE DUQUE DE CAXIAS CELEBRA DIA MUNICIPALDE REDUÇÃO DE DESASTRES COM SIMULADO EM XERÉM – 21/11/24

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias vai celebrar, no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support