Câmara Municipal de Duque de Caxias sedia XI Fórum de Saúde Mental – 26/08/22

O objetivo foi promover o debate científico sobre os malefícios e sequelas sociais provocados pela pandemia

A Câmara Municipal de Duque de Caxias sediou, no dia 24/08, o XI Fórum de Saúde Mental. O evento foi promovido pelo Departamento de Saúde Mental, através da Secretaria Municipal de Saúde da cidade. Neste ano, foi abordado o tema: Saúde Mental e as consequências da Pandemia.

O intuito dos organizadores foi promover um debate científico sobre os malefícios e sequelas sociais provocados pela crise pandêmica que assolou o mundo a partir de 2020. Médicos, enfermeiros, psicólogos, psiquiatras e estudantes da área da saúde lotaram o plenário Vilson Campos Macedo.

“A importância maior do evento está na literatura. Nos reunimos para trocar experiências em equipe, com os alunos e com os demais presentes. O tema deste ano foi pensado mediante às demandas que chegavam tanto de pacientes quanto de profissionais que acabaram adoecendo com a pandemia” afirmou Alessandra Andrade, diretora do Departamento de Saúde Mental de Duque de Caxias.

Palestrante Dr. Marcelo Cobucci

A mesa foi composta por especialistas, profissionais dos CAPS, espalhados pelo município, e pelo palestrante Dro Marcelo Cobucci, psiquiatra/psicanalista, membro titular e coordenador clínico da Associação Psicanalítica Formação Freudiana da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Marcelo explanou aos convidados as interpretações e conceitos da psicanálise e psiquiatria como agregadoras à saúde mental. Em um dos momentos da sua fala, o palestrante destacou a integração dos CAPS ao atuar em Duque de Caxias, e ressaltou o papel fundamental dos familiares e pessoas de convívio ao enfermo psíquico.

Ao término de sua fala, Marcelo e os demais profissionais que compuseram a mesa responderam a perguntas dos participantes e debateram alguns assuntos mediante às experiências comentadas pelo público. O atendimento, a procura por tratamentos e as maneiras de corretas de fornecer assistência foram pontuadas. Os profissionais aproveitaram, ainda, para reforçar que muitos dos casos podem ser tratados, inicialmente, em casa com o suporte dos familiares. Depressão, fobias, síndrome do pânico e outras patologias que afetam a saúde mental foram mencionadas.

Ao término do fórum, bolsas de pós-graduação (com descontos variados) foram sorteados entre os presentes.

Foto: Art Vídeo/ Victor Hugo

Veja também

DEFESA CIVIL DE DUQUE DE CAXIAS CELEBRA DIA MUNICIPALDE REDUÇÃO DE DESASTRES COM SIMULADO EM XERÉM – 21/11/24

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias vai celebrar, no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support