Ministra da Mulher visita obra da Casa da Mulher Brasileira em Japeri – 19/09/22

O encontro com a prefeita Fernanda Ontiveros foi nesta sexta-feira (16). A ministra falou que trará outros programas para o município 

A Ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos do Brasil, Cristiane Britto, esteve na manhã desta sexta-feira, (16) visitando a obra de construção da primeira Casa da Mulher Brasileira do Brasil, no formato mais econômico de R$ 830 mil. O  equipamento será de suma importância para o enfrentamento dos altos índices de feminicídios da cidade, que chega a ter até 15 pedidos de medidas protetivas por mês, segundo dados da Patrulha Maria da Penha na cidade.

Apesar da chuva, Cristiane fez questão de visitar o canteiro de obras, onde conversou com o engenheiro responsável e cumprimentou os operários. Após a visita, a ministra parabenizou a prefeita, Fernanda Ontiveros, por investir em ações de proteção às vítimas de violência, como a criação do Centro de Atendimento à Mulher (CEAM), dois meses após ter assumido sua gestão.

Apesar da chuva, Cristiane fez questão de visitar o canteiro de obras

“Eu costumo dizer que quando se tem uma mulher à frente de seu município, a política pública chega mais célere às famílias”, enfatizou a ministra, lembrando os esforços do poder executivo, legislativo e da prefeita que sonhou desde 2019 pela Casa da Mulher Brasileira na cidade.

Fernanda Ontiveros por outro lado falou das conversas com a deputada Rosangela Gomes, em Brasília, que resultaram na emenda parlamentar de mais de 1 milhão de reais, para a construção do espaço.

“Este equipamento vai salvar muitas vidas. Esta política pública não ficará só na proteção. Se conseguirmos empoderar esta mulher, a inserindo no mercado de trabalho, aumentando sua autoestima, teremos uma família mais forte”, disse a prefeita.

A prefeita citou ainda o Secretário de Comunicação, Rogério Santana, que lembrou o alto índice de violência contra a mulher no Estado e, em especial, na Baixada Fluminense. 

Casa da Mulher Brasileira

O equipamento que vem dar um basta à violência que assola a população, não só em Japeri mais em todo o Estado do Rio, segundo a ministra Cristiane Britto, irá reunir em um único espaço a Defensoria Pública, Ministério Público, o Tribunal de Justiça, a parte psicossocial e a segurança pública.

Com previsão de ser inaugurada ainda este ano, em sua fala, a Ministra manifestou o desejo voltar a Japeri no período de 21 Dias da Não Violência Contra as Mulheres. “Este é um espaço para alcançarmos políticas de proteção às famílias”, disse. 

O encontro com a prefeita Fernanda Ontiveros foi na sexta-feira (16)

 “A casa foi pensada para ser um espaço acolhedor, tem cores femininas, jardim e tudo para que ela saia reconstruída e com sua dignidade restaurada”, explicou a arquiteta Valéria Laval.   

Quem também acompanhou a visita foi a Secretária Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Muñoz, que juntamente com a ministra da Mulher prometeu trazer outros programas sociais que atendam às crianças, jovens e os idosos.

Veja também

DEFESA CIVIL DE DUQUE DE CAXIAS CELEBRA DIA MUNICIPALDE REDUÇÃO DE DESASTRES COM SIMULADO EM XERÉM – 21/11/24

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias vai celebrar, no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support