Alunos de Japeri ganham elogios por conta da Exposição do Projeto Multiarte – 15/10/22

Vernissage fica em cartaz de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até o dia 25 de novembro

Os quadros pintados pelos alunos do Colégio Estadual Engenheiro Pedreira, do CIEP 207 e do C.E Almirante Tamandaré, arrancaram suspiros dos moradores de Japeri durante a passagem pela Biblioteca Municipal Carlos de Souza. Mas o vernissage da Exposição do Projeto Multiarte continua disponível no Centro Cultural do Mucajá. A partir desta sexta-feira (14), os apreciadores de artes poderão adquirir as obras. O valor arrecadado vai direto para o artista.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, esta é uma maneira de incentivar os jovens na carreira artística e valorizar todo o esforço feito em sala de aula. A iniciativa partiu da professora de artes, Peter Jean Cohen, que leciona há 23 anos na Rede Estadual de Ensino, mas há 15 anos teve a ideia de produzir quadros com as turmas. Os alunos abraçaram o projeto e se aventuraram com as telas e pincéis. O resultado não poderia ser outro, quase todas as telas vendidas e artistas orgulhosos de suas obras.

Vernissage fica em cartaz de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até o dia 25 de novembro

“Antes de ser professora, sou artista. Para sentir que eu estava realmente ensinando, era necessário ver meus alunos evoluindo e produzindo suas próprias obras. Foi aí que surgiu a ideia de pintar os quadros”, contou a professora. Ela ressaltou ainda que, apesar de confiar no talento dos estudantes, ficou surpresa com os frutos do projeto. “Vários alunos tiveram suas obras premiadas e expostas em lugares incríveis. Hoje alguns moram fora do país e vivem somente da arte. Isto é uma satisfação enorme para mim e um orgulho para o município”, expressou Peter.

É o caso do japeriense, Lucas Araújo, que ganhou o prêmio de pintura Infanto Juvenil, no Japão. Atualmente o jovem é bacharelando na Escola de Belas Artes, na UFRJ. Já teve obras expostas no museu do Rio, Centro Cultural do Correio e tornou-se um artista consagrado.

Desta vez, um dos destaques da Exposição foi a paisagem do pôr do Sol, feita pela aluna do terceiro ano do C.E Engenheiro Pedreira, Gabriella Alves. A tela será homenageada pela Marinha do Brasil, em uma cerimônia no Clube Naval, Centro do Rio de Janeiro. “Estou surpresa e muito feliz. Meu sonho sempre foi pintar e quando a Peter me deu essa oportunidade eu não pensei duas vezes”, contou a estudante.

Os apreciadores de artes poderão adquirir as obras, valor arrecadado vai direto para o artista.

Apesar do projeto existir desde 2007 e já ter sido premiado em vários países, o apoio dentro do município veio pela atual gestão da Secretaria Municipal de Cultura. Segundo o secretário da pasta, Jorge Braga Jr., é importante incentivar o trabalho dos jovens por meio do reconhecimento, primeiramente, no próprio município. Pois aqui eles aprendem a fazer e apresentam ao mundo. “Além de trazer visibilidade para os artistas de Japeri, sobretudo estudantes, também oferece conhecimento e cultura aos moradores”, disse o Secretário.

O vernissage fica em cartaz de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até o dia 25 de novembro. O Centro Cultural vai oferecer ainda, oficinas de pintura para os alunos das escolas públicas.

Fotos: Lucas Alexandre

Veja também

DEFESA CIVIL DE DUQUE DE CAXIAS CELEBRA DIA MUNICIPALDE REDUÇÃO DE DESASTRES COM SIMULADO EM XERÉM – 21/11/24

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias vai celebrar, no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support