Vereadores reiteram solicitações por mais segurança em Duque de Caxias – 21/10/22

Uma das cobranças é para mais policiamento nas ruas devido ao aumento do número de assaltos

O reforço da segurança no município tem sido assunto frequente na tribuna da Câmara de Duque de Caxias e, na sessão plenária de 20/10, não foi diferente. Os vereadores voltaram a cobrar do 15º Batalhão da Polícia Militar ações efetivas e mais policiamento nas ruas para combater a criminalidade.

O vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB) solicitou esclarecimentos ao Batalhão e o balanço sobre o sistema de videomonitoramento, instalado na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, no bairro 25 de Agosto. “O que está faltando para que as coisas voltem à normalidade, pelo menos na área de segurança pública, em nosso município?”, questionou ele.

Vereador Marquinho Oi

A insegurança nas ruas foi sentida pelo vereador Alex Freitas (SD) enquanto disputava o pleito eleitoral. “Tivemos receio de trabalhar em algumas regiões, tendo em vista que não nós sentíamos seguros”, destacou, reforçando a sugestão do presidente da Casa, Celso do Alba (MDB) para que seja marcada uma reunião com o comandante do 15º Batalhão.

Para o vereador Catiti (Avante), mesmo a segurança sendo competência do Estado, é preciso a intervenção do município, pois a população se torna refém dentro dele. “A população não aguenta mais. Temos que cobrar dos nossos representantes que se posicionem e deem os instrumentos necessários para que a polícia possa trabalhar”, disse Catiti, referindo-se ainda ao déficit do efetivo policial em Duque de Caxias.

“Está perigoso, falo não somente como ocupante de um cargo político, mas como munícipe, como pai. Tenho certeza de que o comandante do 15º Batalhão irá nos atender, pois as vozes que veem das ruas clamam por segurança”, enfatizou o presidente Celso do Alba.

Obras

Outro tema atuante na tribuna foi sobre as obras que estão sendo realizadas nos quatro distritos duquecaxienses. O vereador Marquinho Oi (União Brasil) comentou sobre o asfalto do Morro do Coqueirinho, no bairro Periquito. “No centro de Caxias, praticamente, a população estava abandonada e, hoje, o asfalto está chegando ali. Quantas vezes subi aqui, na tribuna, pedindo. Nunca desisti”, disse ele, agradecendo à Prefeitura o atendimento a sua demanda.

Já o vereador Clovinho Sempre Junto (Patriota) ressaltou as obras no 2º Distrito. “Conseguimos trazer algumas melhorias para nossa região. Falta muito a ser feito, mas as últimas seis ruas do Morro do Sossego que faltavam, serão asfaltadas”, comemorou Clovinho, expondo a parceria com o presidente Celso do Alba, o vereador Vitinho Grandão (SD), o prefeito Wilson Miguel, o ex-prefeito Washington Reis e os deputados federal e estadual, Gutemberg e Rosenverg Reis, respectivamente.

 Clovinho também falou das obras na Vila Fraternidade e cobrou do secretário de Assistência Social a implantação de um Centro de Referência de Assistência Social na área (CRAS) que, inclusive, já foi solicitado por meio de indicação legislativa de sua autoria.

O vereador Catiti, apontou que a Secretaria Municipal de Assistência Social precisa apresentar um plano de expansão para os CRAS. “Isso tudo está na política do Governo Federal, basta ter um pouco de vontade para que o nosso secretário mostre um plano de expansão para o CRAS porque a cidade já precisa de ter mais quatro ou cinco equipamentos”.

Expediente do Dia

A pedido do presidente Celso do Alba, o vereador Nivan Almeida (PT), secretariando os trabalhos da Mesa Diretora, fez a leitura do Expediente do Dia. Constavam na pauta: Mensagem nº 43/2022 encaminhando o Projeto de Lei Complementar nº 03/2022 que altera a Lei Complementar nº 01/2006 (Plano Diretor Urbanístico Municipal) e a Mensagem nº 46/2022 com o PL nº 31/2022 alterando a Lei nº 3.214/2021(Plano Plurianual – PPA 2022/2025), ambos do Executivo.

Os vereadores também apresentaram propostas: de iniciativa de Catiti, o PL nº 150/2022, institui a campanha municipal de conscientização “Criança não namora nem de brincadeira”; e de autoria do vereador Marcos Tavares (PDT), o PL nº 151/2022 dispõe sobre a proibição de conferência de produtos adquiridos pelo consumidor após pagamento no caixa, em supermercados e similares do município.

Presidente Celso do Alba

Ainda foram lidos os requerimentos e indicações que serão encaminhadas ao Executivo, com solicitações de melhorias para diversos setores.

Finalizando a sessão plenária, o presidente Celso do Alba comunicou o falecimento do ex-vereador de Duque de Caxias, Roberto Muri.

Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo

Veja também

DEFESA CIVIL DE DUQUE DE CAXIAS CELEBRA DIA MUNICIPALDE REDUÇÃO DE DESASTRES COM SIMULADO EM XERÉM – 21/11/24

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias vai celebrar, no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support