As Escolas Municipais Cruz e Souza e CIEP Brizolão 487 – Oswaldo Luiz Gomes, foram palco na quinta, 27 de outubro, para o “Cinestesia As Margens – Circuito Escola”. O projeto é desenvolvido pelo Instituto Dagaz, de Volta Redonda, através do edital Retomada Cultural RJ 2, criado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Porto Real (SMECT), o projeto Cinestesia As Margens teve o objetivo diminuir distâncias e democratizar o acesso às artes, cultura e informação para a população de comunidades em situação de risco e vulnerabilidade social. Na ocasião, os alunos assistiram ao filme “Um plano para salvar o mundo”, da Turma da Mônica, e logo após, foi realizado um momento de debate e reflexão sobre a preservação ambiental.
“Através da roda de conversas coletivas em cima da abordagem da obra cinematográfica e assuntos cotidianos, o ‘Cinestesia’ pode criar espaços abertos ao diálogo e a troca de ideias a partir da exibição de filmes, documentários, curtas e médias metragens, não comerciais”, explica Marinez Fernandes, presidente do Instituto Dagaz.
Para o prefeito Alexandre Serfiotis, a iniciativa é um importante meio de transformação social e que pode facilitar as iniciativas pedagógicas entre os estudantes. “Quero agradecer ao Instituto pela escolha do nosso município e por oportunizar novas experiências a diversos estudantes. O uso das arte diminui a distância entre aluno e professor, sendo uma importante ferramenta para abordar os mais diversos temas”, finaliza Serfiotis.
FOTO: REGIANE REAL.