Governo do Estado assina acordo para revitalizar o Campo de Santana – 09/11/22

Investimento será de R$ 40 milhões, oriundos do saldo orçamentário de 2021 do Tribunal de Contas do Estado

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio das secretarias da Casa Civil e do Ambiente, realizou nesta terça-feira (08.11) a assinatura do termo de convênio com a Fundação Parques e Jardins para revitalizar o Campo de Santana, no Centro da capital fluminense. O projeto tem como objetivo aumentar a segurança e recuperar uma importante área de lazer da região. Durante o evento, foi feito o plantio de uma muda de Palmeira leque, simbolizando o início da restauração do espaço.

O projeto tem como objetivo aumentar a segurança e recuperar uma importante área de lazer da região

– Este é um espaço tradicional do Rio de Janeiro, que faz parte da história do nosso estado. Ao garantir essas melhorias vamos devolver à população uma importante área de lazer, melhorar o entorno e apoiar o forte comércio da região – declarou o governador Cláudio Castro.
O convênio prevê que sejam realizadas ações para preservar os elementos naturais e melhorar a qualidade ambiental do espaço, incluindo a revitalização dos lagos, a recuperação dos monumentos, o aperfeiçoamento dos jardins e a preservação das árvores, além da implantação de um sistema de vigilância eletrônica. O investimento será de R$ 40 milhões. O valor é oriundo do saldo orçamentário de 2021 do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ).

O projeto tem como objetivo aumentar a segurança e recuperar uma importante área de lazer da região

– Esse convênio é fruto de muito diálogo e de uma importante parceria com o TCE. Essa articulação vai beneficiar diretamente o cidadão que voltará a contar com um espaço histórico e turístico do Estado – disse o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione.
A revitalização inclui ainda o restauro de portões e guaritas, reforma de canteiros, lagos e iluminação. Além disso, garantirá recuperação da drenagem, dos banheiros, renovação da sinalização, implementação de sistema de irrigação e manejo do paisagismo, e inclusão de composteira e viveiros.

O projeto tem como objetivo aumentar a segurança e recuperar uma importante área de lazer da região

-É uma satisfação para o TCE-RJ colaborar, por meio da disponibilização de recursos orçamentários, com a revitalização do Campo de Santana, um espaço fantástico no Centro do Rio e palco de eventos históricos. Trata-se de um espaço ímpar e que precisa ser mais bem aproveitado pela população – afirmou o conselheiro-presidente do TCE, Rodrigo Melo do Nascimento.
O Campo de Santana é uma das maiores áreas verdes do Centro do Rio, com aproximadamente 130 mil metros quadrados, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC).


Fotos: Luciano Belford/ Governo do Estado

Veja também

DEFESA CIVIL DE DUQUE DE CAXIAS CELEBRA DIA MUNICIPALDE REDUÇÃO DE DESASTRES COM SIMULADO EM XERÉM – 21/11/24

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias vai celebrar, no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support