Câmara comemora a Semana das Tradições e Artes Negras e Contemporâneas em Duque de Caxias – 18/11/22

Abertura do evento contou com duas palestras sobre anemia falciforme, doença genética e hereditária, mais comum nas pessoas negras

Dentro das celebrações do Dia da Consciência Negra e, para dar início às atividades da Semana de Tradições e Artes Negras Contemporâneas, em memória a Zumbi dos Palmares, a Câmara de Duque de Caxias sediou, em 17/11, um encontro para discutir sobre a anemia falciforme, uma doença genética e hereditária que é mais comum em pessoas negras.

Estiveram presentes no evento, o vereador Nivan Almeida (PT), representantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro e Promoção da Igualdade Racial e Étnica (Condedinepir), das secretarias municipais, OAB/Duque de Caxias, do Pacto Antirracista e outros.

Presidente executiva do Condedinepir, Evanderlina Julho, conhecida como Luana

O vereador Nivan falou do início das atividades do conselho e a luta pela igualdade no município. “Lembro de 2016, quando a gente aprovou aqui a criação do conselho. Também votamos a lei que regulamenta as religiões de matrizes africanas, um marco para a Baixada Fluminense e para o Estado do Rio de Janeiro. Isso mostra que o governo tem que estreitar laços com as organizações sociais, instituições, pessoas, etc”.

A presidente executiva do Condedinepir, Evanderlina Julho, conhecida como Luana, ressaltou que o Conselho tem a grande missão de ajudar o gestor a enxergar as necessidades que não são do conhecimento de toda a população.

“A gente inicia hoje aqui o desafio sobre a questão da anemia falciforme. Não se discute políticas públicas só em novembro, essa luta é o ano inteiro. Quero deixar registrado aqui que esta Casa se responsabilize a ajudar o nosso prefeito para que a gente possa ter um laboratório para atender às pessoas com anemia falciforme”, disse a presidente do Condedinepir.

A anemia falciforme é caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia. Embora mais comum nas pessoas negras, pode também ser observada em brancos e pardos.

“É uma doença que está à sombra ainda, apesar do grau de mortalidade que ela oferece. Precisamos de políticas públicas pois, assim as taxas diminuirão e a qualidade de vida vai acontecer. Essas pessoas são acometidas por dor, por crise álgicas, por outras situações também graves, porém, mais grave do que isso, é a discriminação”, explicou Ana Lúcia Siqueira Di Biasi que proferiu a palestra sobre a anemia falciforme na perspectiva da família. Ela falou das suas experiências e solicitou apoio das autoridades para ações que garantam mais qualidade de vida às pessoas com a doença.  

Drª Zaira Gomes da Costa que também ministrou palestra sobre a anemia falciforme e seus problemas sociais, falou da discriminação: “Eu já perdi cinco filhos com anemia falciforme. Tenho mais de 60 anos nessa luta. Essa doença do sangue é a mais comum no mundo e, o Rio de Janeiro, é o segundo Estado com maior número de casos. Tem que ter uma política pública muito forte para amparar a família”.

Participantes e homenageados

Os participantes da mesa avaliaram positivamente o encontro e enfatizaram que as questões apresentadas serão de extrema importância para a construção de políticas públicas, em Duque de Caxias, sobre a anemia falciforme.

Na ocasião, foram concedidos o troféu Diamante Negro e o evento contou ainda com apresentações culturais. João Pedro, de 12 anos, falou da importância da Associação Cultural Ojuobá Axé para a vida das crianças e jovens. “Tira as crianças da rua para elas não fazerem coisas erradas e a gente fica feliz com isso porque eles levam a gente para vários passeios e coisas legais”, disse o menino que, ao lado dos amigos, abrilhantou o evento.

Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo

Veja também

DEFESA CIVIL DE DUQUE DE CAXIAS CELEBRA DIA MUNICIPALDE REDUÇÃO DE DESASTRES COM SIMULADO EM XERÉM – 21/11/24

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias vai celebrar, no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support