Alerj concede prêmio Anna Nery da Saúde à obstetra Anna Herief, referência em parto humanizado – 15/12/22

Ação foi fruto de projeto de resolução do deputado Max Lemos

A médica ginecologista e obstetra Anna Beatriz Herief, que se tornou referência em parto humanizado na área médica e nas redes sociais, recebeu nesta quarta-feira (14/12) o prêmio Anna Nery da Saúde, criado em 2011 na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro para homenagear profissionais que prestaram relevantes serviços à sociedade na área. O reconhecimento foi proposto pelo deputado estadual Max Lemos.

“Muitas mulheres procuram as redes sociais da médica Anna Beatriz Herief para tirar as suas dúvidas e se informarem sobre parto humanizado, e já chegam às unidades de saúde sabendo dos seus direitos e exigindo o tratamento adequado. Isso é de grande relevância para a saúde da mulher e um excelente serviço prestado à sociedade, por isso propomos este prêmio”, explicou Max Lemos.

Anna Beatriz Herief é uma das maiores referências nacionais quando o assunto é parto humanizado

Anna Beatriz Herief agradeceu a homenagem. “Agradeço a oportunidade por representar todas as mulheres que precisam ouvir o quão pouco somos respeitadas no sistema de saúde. O Brasil é o segundo país onde mais se fazem cesarianas desnecessárias, ficando atrás somente dos Estados Unidos, e onde se comete muita violência obstétrica. Agradeço imensamente ao deputado Max Lemos e a toda a Alerj por estar nos dando esta visibilidade por meio deste prêmio. Estou muito feliz e honrada”, completou Anna.

Perfil

Anna Beatriz Herief é uma das maiores referências nacionais quando o assunto é parto humanizado.

Concluiu sua graduação em ginecologia e obstetrícia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, uma das melhores do país, onde adquiriu amplo conhecimento e onde também fez sua residência em ginecologia e obstetrícia. 

Iniciou sua carreira passando por diversas maternidades do SUS do Estado do Rio de Janeiro, a exemplo das municipais Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda, Alexander Fleming e Herculano Pinheiro, Mariska Ribeiro e Alzira Reis (em Niterói), além da Estadual da Mãe de Mesquita, entre outras. Foi também tenente médica da Força Área Brasileira e, atualmente, é fundadora da clínica Casa Pitanga, na Barra da Tijuca, que oferece atendimento integral e humanizado ao ciclo gravídico puerperal e à saúde da mulher.

Quando se trata de parto humanizado, tornou-se referência na área médica, na mídia e nas redes sociais tratando de diversos assuntos diariamente e gratuitamente há anos, orientando homens e mulheres sobre mitos da gestação, violência obstétrica, entre outros.

Ação foi fruto de projeto de resolução do deputado Max Lemos

“Fui uma das primeiras médicas a postar em redes sociais sobre parto humanizado, tirando dúvidas das mulheres, e também saúde da mulher, proteção contra violência obstétrica, entre outros, sempre dando voz às mulheres, além de posts informativos diários sobre a fisiologia do trabalho de parto, anatomia feminina, as indicações para cesaria ou não, os benefícios do parto normal, não aceitar a cesariana que o sistema nos impõe, falando dos riscos, e nestes cinco anos fiquei conhecida no Brasil e no mundo. A intervenção no parto foi feita no passado, o parto acabou sendo medicalizado devido ao patriarcado, por isso falo do feminismo e do direito ao corpo da mulher, principalmente na hora de parir. Não tenho dados estatísticos, mas com a minha vivência vi o parto humanizado crescer, e mulheres estudando sobre isso e chegando na assistência pública ou privada exigindo que não querem corte no períneo, não querem que empurrem suas barrigas e que querem parto com menos riscos, entendo sobre parto e sabendo lutar por seus direitos”, Completou Anna Beatriz Herief.

Fotos: Divulgação

Veja também

DEFESA CIVIL DE DUQUE DE CAXIAS CELEBRA DIA MUNICIPALDE REDUÇÃO DE DESASTRES COM SIMULADO EM XERÉM – 21/11/24

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias vai celebrar, no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support