Os membros devem exercer o cargo pelos próximos três anos
O Conselho Municipal da Cidade realizou nesta quarta – feira(15), no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Japeri, a primeira reunião.
Na ocasião, foram empossados os nove conselheiros eleitos na IV Conferência da Cidade. Também foram entregues os certificados aos membros titulares que devem exercer o cargo pelos próximos três anos.
Para a Presidente do Conselho da Cidade, Andreia Brito, o órgão é um instrumento fundamental para dar voz a sociedade civil. ” O principal objetivo do conselho é trazer a sociedade civil para mais perto dos gestores. Sendo uma importante ferramenta para contribuir com o nosso trabalho, servindo de suporte para o cidadão”, destacou a gestora.
No total, quatorze membros da Sociedade Civil e doze de Intuições Públicas fazem parte do Conselho Municipal que contribuem para a definição dos planos de ações do município, através de reuniões e debates.
Para o Conselheiro e presidente da Associação de Moradores de Nova Belém, José Lourival Celestinos dos Santos, O conselho possibilita aos cidadãos uma participação ativa ” Sou conselheiro há 8 anos e considero bastante importante a atuação do órgão, porque todas as demandas da nossa cidade, com relação a transporte, saúde, parte social, educação e segurança estão dentro das discussões do conselho da cidade”, disse o ferroviário.
Fazem parte do Conselho da Cidade, membros da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação, de Obras e Serviços Públicos, de Orçamento e Planejamento, de Agricultura e Pesca de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Ordem e Transporte. Além de representantes da Organização não governamental (Mobiliza Japeri), Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Japeri, Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ -Núcleo Japeri , Associação dos Produtores Rurais do Jardim Marajoara, membros do Fórum Municipal de Economia Solidária , e Associação de Moradores e Amigos do Bairro Nova Belém.
Foto: Divulgação