1° Festival de Artes e Culturas Urbanas movimentará Japeri no sábado (25) – 16/03/23

Prefeitura e agentes culturais do município se reúnem para articular grande espetáculo

Dj ‘s, b-boys, break, hip hop, passinho, grafite, slam/ poemas urbanos, danças urbanas, artistas de rua e tatuadores: No sábado (25), os artistas de diversas expressões irão movimentar a Praça do Mucajá, em Japeri, com o 1° Festival de Artes e Culturas Urbanas de Japeri. O evento, que será aberto ao público, acontecerá das 11h às 21h.

Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o grupo Batalha dos Crias ,o evento promete ser uma grande oportunidade para que representantes de diferentes segmentos artísticos de Japeri tenham seus talentos reconhecidos pelos moradores da região.

O evento promete ser uma grande oportunidade para que representantes de diferentes segmentos artísticos

Para o Secretário Municipal de Cultura Jorge Braga Jr., o principal objetivo do festejo é a valorização da cultura e da arte japeriense. “O Festival surgiu a partir do desejo de reconhecer todas as formas de fazer arte que temos em Japeri. Enquanto Secretaria, temos o dever de ampliar as vozes dos nossos artistas. Eles merecem todo o nosso apoio”. 

O Diretor Municipal de Cultura, Bruno W. Medsta, projeta que a mobilização terá um impacto positivo no cenário cultural japeriense. “Queremos valorizar e incentivar a linguagem da arte urbana e criar uma visão de território a partir da perspectiva de que Japeri possui diversos agentes culturais que levam o nome da nossa cidade pelo estado afora. Somos grandes produtores de cultura e arte e este Festival será uma oportunidade para que a cidade se consolide como uma potência cultural do Rio de Janeiro”, comemorou. 

O evento promete ser uma grande oportunidade para que representantes de diferentes segmentos artísticos

Uma das apresentações mais aguardadas do 1° Festival de Artes e Culturas Urbanas de Japeri é a intervenção de grafite. Cinco artistas foram convidados para exibirem suas aptidões, entre eles o tatuador Gustavo Zika. “Tenho uma bagagem de 14 anos com o grafite e é extremamente importante estar presente em eventos assim. É um orgulho ver uma ação tão engajada e bem organizada dentro do meu município. Nunca tinha visto um evento desse porte aqui em Japeri, então estamos muito empolgados. Todo mundo quer contribuir!”, concluiu o grafiteiro.

Além do grafite, o Festival também terá uma batalha de rima, muita música, shows de rappers locais, dança, poesias e arte de rua. Os interessados em apresentar o seu trabalho devem enviar um e-mail para culturajaperi@gmail.com ou comparecer à Secretaria Municipal de Cultura, na Rua Rosária Loureiro, 181. A inscrição é feita mediante a apresentação de documentos pessoais e a escolha pelo segmento de interesse.

Fotos: Lucas Alexandre

Veja também

Reciclasom: Projeto de reuso consciente que transforma lixo em música, retoma oficinas gratuitas no Rio de Janeiro – 13/11/24

Interessados aprenderão a confeccionar instrumentos musicais com objetos descartáveis O Reciclasom, retorna com oficinas gratuitas que ensinam …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support