Vereadores retomam debate sobre os serviços prestados pela Águas do Rio no município de Duque de Caxias – 17/03/23

A situação dos médicos com a empresa Hygea Gestão e Saúde LTDA também esteve em pauta

Na sessão plenária de 16/03, os vereadores de Duque de Caxias voltaram a falar sobre a Águas do Rio e, com indignação, alertaram para o ofício recebido para comparecerem à sede da empresa, no dia 29/03, às 10h, para a prestação de contas dos trabalhos realizados até o momento.

O vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB) reiterou a solicitação para que a reunião seja transferida para a Câmara Municipal, visando garantir a transparência e a participação popular. “Nós não temos nada a falar se não for junto com o povo. Essa companhia não age com um cronograma transparente. Ela não utiliza os meios de comunicação da nossa cidade para passar quadrimestralmente o que será investido em cada um dos distritos”, disse ele.

A aprovação urgente da Comissão Permanente de Recursos Hídricos, Esgoto e Energia, já assinada por mais 20 edis, foi novamente cobrada pelo vereador Alex Freitas (SD), autor da proposta, ao presidente da Casa, Celso do Alba (MDB). “É mais um mecanismo que a gente vai ter para ir nas agências reguladoras cobrar. Estamos criando esta comissão para buscar o entendimento”.

Alex Freitas citou ainda o requerimento do deputado federal, Marcos Tavares (PDT). “Ele requer informações ao Conselho Diretor da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Anegersa) a fim de esclarecer a esta Casa as medidas fiscalizatórias e atuações efetivas da concessionária Águas do Rio em razão dos péssimos serviços prestados”.

O vereador Nivan Almeida parabenizou a atitude do deputado Marcos Tavares. “Ele tomou uma das decisões mais importantes em arguir a responsabilidade da Agência Reguladora do Estado que cuida do fornecimento de energia, água e tantos outros serviços concedidos. É para isso que representamos a população”.

Vereadora Delza de Oliveira 

A vereadora Delza de Oliveira (Patriota) comentou que população está atenta e sofrendo com o descaso da empresa. “Somos muito cobrados pelas taxas indevidas, falta d’água e os buracos que ela está ocasionando no município. Somos 29 vereadores e estamos aqui para cobrar melhorias nos serviços da Águas do Rio”.

Saúde

O atendimento da assistência social no Hospital Municipal Dr. Moacir Rodrigues do Carmo também foi comentado pelo vereador Alex da Juliana do Táxi que alegou ter recebido denúncias sobre a falta de respostas seguras do setor aos familiares dos pacientes.

“Como relator da Comissão de Saúde, tenho recebido denúncias de que está difícil conversar com o assistente social”, explicou ele, destacando que buscará o conhecimento, por meio de documentos, sobre o número de assistentes sociais no hospital e as escalas para que os vereadores possam fiscalizar.

Também voltou à discussão, em plenário, a contratação da empresa Hygea Gestão e Saúde LTDA que assumiu a prestação de serviços da Secretaria Municipal de Saúde. Alex da Juliana do Táxi apontou que o QR Code de alguns médicos tem apresentado problemas que poderão afetá-los na hora de receberem o pagamento.

Os problemas da empresa já têm trazido sérias consequências para a saúde dos munícipes, de acordo com o vereador Marcus Vinícius Boquinha (SD). Ele citou a morte recente de uma criança e ressaltou que o caso precisa ser acompanhado; caso contrário, entrará com uma representação junto à Promotoria da Saúde do Ministério Público. “Quais as providências que o governo está tomando, o secretário de Saúde? Quero saber quem vai ser responsabilizado pela morte dessa criança?”.

Para o vereador Clovinho Sempre Junto (Patriota) é fundamental uma fiscalização mais acirrada sobre os transtornos que têm acontecido. “Queria chamar a Comissão de Saúde para andar com a gente nos postos, porque não podemos perder vidas. Quando a empresa não contrata médicos, os enfermeiros e técnicos ficam sobrecarregados e acabam em desvio de função, não atendendo com qualidade”.

O vereador Junior Uios (União Brasil) salientou que todos estão atentos à situação. “Nosso gestor não compactua com nada daquilo que é errado e, nós, enquanto Comissão de Saúde desta Casa, temos o mesmo posicionamento. Conte conosco porque estaremos combatendo qualquer tipo de irregularidade”.

O vereador Nivan Almeida chamou a atenção para que as denúncias sejam apuradas no setor competente antes de serem levadas ao plenário. “Uma das nossas funções fundamentais é fiscalizar os atos do Executivo. Estamos aqui no entendimento de que queremos crescer com responsabilidade”, disse ele, enaltecendo os trabalhos dos edis que têm transformado a vida dos duquecaxienses nos quatro distritos.

Líder de governo, o vereador Valdecy Nunes (Patriota), foi categórico quanto à contratação da empresa Hygea Gestão e Saúde LTDA. “O governo faz a sua parte quando abre uma licitação e exige uma total lisura. A empresa citada foi a sexta colocada na licitação”. Ele explicou que as outras apresentaram inconsistências nas documentações e foram uma a uma eliminadas.

Comentou ainda que os valores apontados para serem pagos aos médicos não têm comprovação e, para isso, é importante ouvir o governo. “Antes de sair divulgando informações não verdadeiras, é preciso entender, fazer reuniões com a Secretaria de Saúde para saber o que está acontecendo no município”.

Vereador e líder de governo Valdecy Nunes

O presidente Celso do Alba (MDB) ressaltou o empenho da 19ª Legislatura e o compromisso com o município de Duque de Caxias, em todos os setores. “A gente acompanha o crescimento de alguns vereadores aqui que têm transformado a vida das pessoas”, disse ele, direcionando a Claudio Thomaz (União Brasil). O vereador Clovinho Sempre Junto fez questão de ressaltar o apoio de Celso no andamento dos trabalhos da Casa Legislativa.

Expediente do Dia

Também na sessão plenária de 16/03, foram lidos requerimentos consignando moções, indicações para a realização de serviços no município, o Projeto de Decreto Legislativo, de iniciativa do vereador Marcus Vinícius Boquinha, concedendo título, e o Projeto de Lei do vereador Serginho (MDB), considerando órgão de utilidade pública a Associação Internacional dos Embaixadores da Paz (AIEB), situada no bairro Imbariê, no 3º Distrito.

Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo

Veja também

DEFESA CIVIL DE DUQUE DE CAXIAS CELEBRA DIA MUNICIPALDE REDUÇÃO DE DESASTRES COM SIMULADO EM XERÉM – 21/11/24

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias vai celebrar, no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support