Vereadores de Duque de Caxias falam da cobrança indevida de sacolas nos supermercados e da necessidade de cardápios em braille – 24/03/23

Também foram lidas, na sessão, as indicações solicitando serviços à Prefeitura

A utilização de cardápios impressos em braille nos bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis e similares do município foi a demanda apresentada pelo vereador Michel Vila Nova (PSDB), na sessão plenária da Câmara de Duque de Caxias, realizada em 23/03. Ele reforçou que é mais uma ferramenta para atenuar os obstáculos encontrados diariamente pelas pessoas com deficiência visual.

“Fiz por indicação legislativa para que o governo municipal, através de decreto, promova mais uma política pública social e inclusiva”, explicou Michel Vila Nova, alertando que os benefícios serão tanto para o consumidor quanto para o estabelecimento.

Vereador Michel Vila Nova – PSDB

A inciativa reforça o Código de Defesa do Consumidor e os Direitos das Pessoas com Deficiência. “Visa à melhor adequação e liberdade para escolher e decidir o seu pedido no estabelecimento comercial sem precisar que uma outra pessoa leia o conteúdo do cardápio”, ressaltou o vereador Michel.

Em seguida, foi a vez do vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB) subir à tribuna para sua manifestação. Ele comentou sobre a cobrança indevida de sacolas plásticas nos supermercados. “A gente ainda não sabe se a Lei está ou não em vigor. Se a lei veio para protegermos o meio ambiente, porque as sacolas plásticas não biodegradáveis são vendidas no mercado?”, questionou Alex, citando que os valores ainda variam entre os estabelecimentos.

O vereador Marcus Vinícius Boquinha (SD) também contestou: “Aqui, em Duque de Caxias, as sacolas são cobradas, mas, em toda a região dos Lagos e vários outros municípios, não”.

Saúde

Alex da Juliana do Táxi também comentou sobre a visita do vereador Clovinho Sempre Junto (Patriota) à UBS do Calundu, na Vila São José, e a falta de médico na unidade. “Como membro da Comissão de Saúde, estamos nos colocamos a sua disposição para procurarmos o secretário de Saúde e cobrar da empresa Hygea Gestão e Saúde LTDA, as contratações”, disse o vereador, enfatizando que todas as regiões do município precisam ser assistidas da mesma forma.

Vereador Alex da Juliana do Táxi – MDB

Para o vereador Marcus Vinícius Boquinha, a fiscalização tem que ser constante e a empresa Hygea precisa explicar o modo das contratações dos médicos já que a situação já está trazendo transtornos à população.

Expediente do Dia

Secretariando os trabalhos da Mesa Diretora, o vereador Claudio Thomaz (União Brasil) fez a leitura do anúncio de retorno de Marcos Oliveira Pereira (Marquinho Dentista) ao cargo de vereador no Legislativo duquecaxiense.

Ainda foram lidas a Mensagem nº 03/2023, do Executivo, que encaminhou o Projeto de Lei nº 03/2023, autorizando o recebimento de bem imóvel pelo município; requerimentos concedendo moções e indicações solicitando serviços à Prefeitura, como: intercessão junto à empresa União para retorno de itinerários de ônibus, recapeamento asfáltico, limpeza e capina, segurança, instalação de placa de sinalização, reforma e ampliação do CAPS localizado no bairro 25 de Agosto e saneamento básico.

Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo

Veja também

DEFESA CIVIL DE DUQUE DE CAXIAS CELEBRA DIA MUNICIPALDE REDUÇÃO DE DESASTRES COM SIMULADO EM XERÉM – 21/11/24

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias vai celebrar, no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support