A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Porto Real promoveu nesta segunda (10/04), uma reunião com o objetivo de esclarecer os boatos e ‘fake news’ relacionados a ataques escolares, assunto que ganhou repercussão nacional após o acontecimento na cidade de Blumenau (SC). Na ocasião, estiveram reunidos representantes da Secretarias de Ordem Pública (SMOP), Comunicação e Transparência (SMCT), da Guarda Civil Municipal (GCM), além da Patrulha Escola da Polícia Militar do Rio de Janeiro
Entre os assuntos levantados pelos profissionais, esteve a criação de um Planejamento Estratégico que envolve capacitação aos profissionais da educação frente a estas demandas, palestras voltadas aos estudantes, e ainda, a análise para a identificação dos pontos de fragilidade nas unidades escolares e o estudo para implantação de Simulações e Treinamentos em casos de emergência.
A secretária de Educação, Maria Madalena Ferreira, ressaltou o objetivo das unidades públicas municipais em garantir a segurança dos estudantes. “A GCM atua diariamente através da Ronda Escolar, e através da PM, nós temos a Patrulha Escolar que faz uma ação similar nas unidades. É sempre importante destacar o trabalho em conjunto, que também envolve pais e responsáveis, para beneficiar toda comunidade escolar, e dessa maneira, garantir que nossos estudantes estejam seguros para receber o melhor ensino possível”, enfatizou Maria Madalena.
Por último, o prefeito Alexandre Serfiotis elencou as ações de Governo que já são aplicadas para a Segurança Pública. “O município dispõe de um sistema moderno de vigilância pública, e além disso, nós temos unidades que possuem câmeras e que contribuem para a entrada e saída dos estudantes. Esse é um tema muito delicado e que preocupa os pais, e por isso, queremos atuar de forma assertiva para que possamos ter um ambiente seguro em toda a rede de ensino”, concluiu Serfiotis.
Também participaram da reunião, a subsecretária de Educação, Giovana Oliveira, o sec. de Ordem Pública, Jorge Porto, o gestor Adm. da SMOP, Iran Rodrigues Pereira; o secretário interino de Comunicação, Leonard Campos; o comandante da GCM, De Souza, e o Tenente Soares do 37º Batalhão PMERJ.
Foto: Regiane Real