Encontro reuniu municípios da região hidrográfica II do Rio Guandu e discutiu o fortalecimento da governança municipal para garantir a efetividade do plano
Com o objetivo de proteger, conservar e recuperar a Mata Atlântica, o município de Queimados promoveu nesta quinta-feira (13) o quarto Curso de Capacitação e Elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA). O encontro aconteceu na Universidade Estácio de Sá e reuniu, além da cidade sede, os municípios de Itaguaí, Seropédica e Mangaratiba, além da equipe organizadora do PMMA.
O curso teve como foco a aprovação e a implementação do PMMA. Ao todo, 12 municípios estão passando pelo processo de elaboração do documento dentro da região hidrográfica II do Rio Guandu. Esta edição do curso foi destinada aos municípios que compõem o Lote I: Queimados, Itaguaí, Seropédica e Mangaratiba, que estão próximos de aprovar os documentos nos conselhos municipais de meio ambiente.
Além disso, o encontro serviu para instruir os participantes sobre o processo de aprovação e também discutir o fortalecimento da governança municipal para garantir a implementação do plano. “Esse momento é importante, principalmente, para troca de experiências entre os municípios envolvidos na elaboração do plano. Com isso, podemos formatar um documento muito mais abrangente e plural”, disse a secretária municipal de Ambiente, Andréia Loureiro.
Os representantes dos municípios participaram de dinâmicas como “Diagrama de Venn” para definir quem são os atores responsáveis pela implementação do PMMA. Também foi destacada a importância do monitoramento e da avaliação dos planos, refletida na articulação territorial.
Fotos: Divulgação