O Prefeito Alexandre Serfiotis esteve presente na manhã de quinta (04/05), em uma audiência pública presidida pelo Vereador Elias Vargas e realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Real. O evento buscou abordar e esclarecer assuntos voltados à Segurança nas Escolas, contando com a presença de pais e responsáveis, secretariado municipal, vereadores, e ainda, representantes da Polícia Militar e Civil, GCM, Trio Gestor Escolar e Conselho Tutelar.
Na abertura, a Secretária Maria Madalena Ferreira, destacou o apoio dos responsáveis na segurança escolar, percebendo os sinais que os estudantes apresentam fora do ambiente escolar. “Temos no município trabalhos psicológicos e Socioemocionais, desenvolvidos desde o atendimento infantil à Educação de Jovens e Adultos, porém é primordial a participação da comunidade escolar. Quero também destacar esse trabalho em conjunto dos setores legislativo, executivo e judiciário, que em comum acordo buscam sanar os problemas encontrados na nossa rede”, explicou Maria Madalena.
Na sequência, a Subsecretaria Giovana Oliveira elucidou as Ações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar desenvolvidas pela SMECT, onde demonstrou as realizadas através das cartilhas de segurança desenvolvidas pelo MEC; o trabalho e a disponibilização do documento de Controle da Ronda Escolar (parceria com a GCM), bem como, a Patrulha Escolar (parceria com a PM-RJ).
Giovana também abordou as palestras de Combate ao Bullying e o PROERD; os canais de comunicação entres os agentes e Diretores das redes de Porto Real e Quatis, e destacou as reuniões entre agentes de segurança e os gestores, o trabalho e as orientações aos Vigias Escolares.
Na sequência também houve um momento de perguntas destinado aos pais e responsáveis, que puderam apresentar as queixas em relação aos assuntos abordados. Na oportunidade, foi solicitado que haja estudos técnicos da segurança municipal, para aplicação de ações efetivas e a solicitação para ações de capacitação dos profissionais que atuam nas escolas.
Por último, o prefeito Alexandre Serfiotis reforçou que essa é uma preocupação nacional, que vai desde o maternal até o ensino superior, e que precisa ser tratada com celeridade e eficiência. “Temos mais de 3600 crianças na rede municipal, e por isso, vamos pensar e aplicar soluções nas mais diversas áreas, seja no transporte escolar, dentro das salas ou fora dela. Nosso compromisso é em garantir a segurança à comunidade escolar e não iremos poupar esforço para isso”, disse o gestor agradecendo a participação de todos para a construção de uma Porto Real melhor.
Estiveram presentes na audiência o presidente da Câmara de Vereadores Renan Márcio e os vereadores: Diego Graciani, Fernando Beleza, Fernandinha, Henry de Bulhões e Juan Pablo. Já o secretariado municipal foi composto por José Roberto (Governo), Jorge Porto (Ordem Pública) e Felipe Nascimento (Comunicação).
Foto: Regiane Real