Precariedade do transporte público gera debate na Câmara em Duque de Caxias – 19/05/23

Vereadores reiteraram os problemas das empresas de ônibus e até a necessidade de abertura de uma CPI. Também debateram sobre as blitze que estão ocorrendo no município

Ônibus quebrados, pneus carecas, extinção de linhas sem o conhecimento dos moradores e constantes atrasos foram algumas das situações que os vereadores de Duque de Caxias voltaram a falar na sessão plenária de 18/05.

O vereador Alex Freitas (SD) apontou urgência em alternativas para que a população não fique ainda mais prejudicada. Disse que as empresas de transporte público, em especial, a União, não estão cumprindo com seus contratos. “Se as empresas não querem prestar os serviços, elas têm que comunicar à Prefeitura e devolverem as concessões. A Prefeitura tem que tomar a iniciativa de multar essas empresas que não cumprem o contrato com o município”. Alex alertou que, apesar das cobranças intermitentes dos vereadores, nenhuma atitude dos empresários e da Prefeitura foram tomadas ainda.

Vereador Alex Freitas

“Estamos há dois anos e cinco meses falando a mesma coisa. Tentando de todos os jeitos fazer com que as empresas de ônibus se enquadrem, melhorem a qualidade dos veículos e o bem-estar da população”, lamentou o vereador e presidente da Comissão de Transporte da Câmara, Vitinho Grandão (SD). Ele reforçou que o caminho será a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para averiguar as possíveis irregularidades com o transporte público.

O vereador Anderson Lopes (Republicanos) falou dos problemas que a população enfrenta. “Tenho reclamações de pessoas do 3º Distrito que caminham por 40 minutos, em média, para pegarem o ônibus. E o pior, também ficam horas dentro dele”. Já Marquinho Oi (União Brasil) acredita que, com o ex-prefeito Washington Reis, agora secretário estadual de Transportes, a situação tende a melhorar em todo o Estado. “Hoje, temos um secretário que não vai resolver todos os problemas, mas que, com certeza, vai trabalhar para melhorar o sistema de transporte em todo o Estado e, principalmente, no nosso município”.

Alex da Juliana do Táxi (MDB) disse apoiar uma investigação mais aprofundada para que as decisões adequadas possam ser tomadas. “Estou com o senhor, vereador Alex Freitas, assinando a CPI, porque não aguento mais. Desde o primeiro dia que entrei nesta Casa, sou contra o que a empresa União faz no município”.

Blitz e reboque

Além da questão da precariedade do transporte público e da falta de diálogo com as empresas de ônibus, os vereadores também comentaram sobre as blitze do Detran e do Detro que vêm acontecendo no município. Vitinho Grandão mostrou-se indignado com o tratamento diferenciado que, segundo ele, tem ocorrido. “Ninguém é contra a blitz. Ninguém é contra a atuação da Polícia Militar, no nosso município. A gente é contra a covardia, a radicalidade para um faturamento”, disse ele, ressaltando que empresas privadas são responsáveis pelo recolhimento dos veículos até o pátio, em Saracuruna.

O vereador Vitinho Grandão explicou ainda que o motorista tem o prazo de dois meses para retirar o seu veículo do pátio, caso contrário, ele vai à leilão, inclusive o próximo, está marcado para o dia 31 deste mês. Sendo assim, corroborando com os demais vereadores, sugeriu um requerimento, assinado por todos os edis, para que a Prefeitura cancele o convênio e para que também seja anulado, de imediato, a realização do leilão.

Vereador Alex Freitas

As discrepâncias que têm acontecido nos reboques são absurdas, conforme citou o vereador Marcus Vinícius Boquinha (SD), ao constatá-las numa blitz, na praça da Bíblia, no Gramacho, realizada na quarta-feira (17). “Os reboques, todos com pneus carecas. E aí? Por que não fiscalizaram o reboque que está retirando os carros? Não vi até agora, nenhum carro da empresa União ser rebocado. Ônibus com portas se abrindo, clonados, com pneus carecas. Isso é uma vergonha!”. Boquinha salientou ainda sobre seu Projeto de Lei que tramita na Casa, proibindo a cobrança de diárias quando o veículo for rebocado nos finais de semana.

O vereador Dr. Maurício (Avante) também se mostrou indignado. “Ao passo que o nosso governo vai afundando, vamos ressuscitando quem está dormindo, quem já passou nesta cidade, e uma das situações que vêm se agravando é isso”, disse ele, que já esteve à frente da Comissão de Transportes da Câmara e que, à época, realizou diversas operações com o Detro.  Dr. Maurício informou ainda que iria se reunir com o secretário estadual de Transportes, Washington Reis, a fim de que as blitze também sejam feitas com os ônibus.

Diante disso, Alex Freitas sugeriu: “todas às vezes que tiver blitz do Detran ou do Detro para rebocar os carros, vamos até lá, com a Comissão de Transporte, e pedir para também apreender os ônibus e, caso isso não aconteça, vamos dar ordem de prisão”. Clovinho Sempre Junto (Patriota) citou que as operações têm prejudicado a população. “Vi um carrinho de churrasco sendo rebocado. A pessoa estava trabalhando para ganhar seu sustento”.

O vereador Catiti (Avante) questionou o objetivo de tantas blitze e apreensões de veículos no município. “Essas Blitze são legais se atingirem a todos, o que não vem acontecendo. Isto é para reforçar os cofres do Governo do Estado às custas do cidadão que já paga os seus impostos?”. Os vereadores Moisés Neguinho (PMB) e Carlinhos da Barreira também se manifestaram. “Caxias está virando uma terra sem lei, mas, como vereadores, não vamos permitir que alguns órgãos estaduais cometam abuso de autoridade e covardia”, disse Moisés. “A gente não tem hoje polícia para fazer a segurança pública, mas a gente vê as viaturas paradas em blitz o tempo todo”.

Vereador Catiti

Presidindo a Mesa Diretora, o vereador Claudio Thomaz (União Brasil) concordou que os abusos das empresas de ônibus precisam ser extintos o mais rápido possível. “Quando um empresário monta um negócio e é mal sucedido, a empresa vai à falência. Mas, o homem público, quando gerencia mal o Estado, Município ou Nação, infelizmente, manda a conta para a população pagar. Mas nós vamos dizer não à exploração do Estado com o município”.

Violência nas escolas

O vereador do PSDB, Michel Vila Nova, levantou uma pauta importante na sessão plenária de 18/05, referindo-se a um fato ocorrido, na semana passada, em uma escola da capital, onde adolescentes agrediram com um estudante autista. “Como defensor da causa dos autistas, repudio veementemente e lamento o ocorrido. A escola tem o dever de oferecer um ambiente aonde os alunos autistas sintam-se acolhidos, respeitados e recebam as mesmas oportunidades de aprendizagem que os demais”. Ele ressaltou ainda a sua indicação para que o Executivo crie uma campanha em prol dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil

Dezoito de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil e, ao falar do assunto, o vereador Alex da Juliana do Táxi, parabenizou os órgãos de segurança que estão promovendo ações em todo o país e ressaltou que a sociedade precisa se unir contra este mal. “A maioria dos abusos cometidos acontecem dentro de casa, com quem era para proteger as nossas crianças”, alertou o vereador.

No dia de hoje, há 50 anos, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli Crespo, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). Os réus acusados foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil é uma homenagem à menina.

Demandas atendidas

Os vereadores agradeceram ao Executivo pela realização de obras e serviços. Alex da Juliana do Táxi disse que o problema da limpeza urbana está sendo solucionado, inclusive, com novos equipamentos utilizados na coleta de resíduos e entulhos. “Quando a gente faz a cobrança aqui, na Câmara, ela é construtiva”.

Ainda comentou sobre a atuação da secretária municipal de Saúde, Célia Serrano, que tem realizado um trabalho de parceria com a Câmara; e reforçou pedidos para as construções de creche e de uma unidade de saúde no Parque Beira Mar.

Moisés Neguinho (PMB) falou da reforma da praça Francisco Gonçalves de Moura, entre os bairros Dr. Laureano e Vila São Luiz, fruto de sua indicação parlamentar. “Agradeço o início dessa obra. A população fica feliz quando vê que seus impostos são transformados em equipamentos públicos”. O vereador Marquinho Dentista (União Brasil), complementou: “o que o governo está fazendo por esta cidade nunca foi visto. Estamos trabalhando juntos nessa missão”.

O vereador Clovinho Sempre Junto comentou sobre o lançamento do Complexo Educacional do Pantanal e região, ocorrido no dia 17. “Agradeço o ex-prefeito Washington Reis, os deputados Marcos Tavares, Gutemberg e Rosenverg Reis, e o prefeito Wilson Miguel, que anunciou a implantação de uma Fundec também na região e um posto de saúde”. Catiti, Vitinho Grandão e Marquinho Oi enalteceram a obra que vai trazer segurança e um ensino de qualidade para os estudantes da região.

Vereador Clovinho Sempre Junto

Cobranças para o 2º Distrito

“Já encaminhei ofício para a Secretaria de Obras pedindo somente o básico, que é poda, tapa-buracos e varrição nas ruas”, informou o vereador Carlinhos da Barreira, que solicitou a intervenção do líder de governo, Valdecy Nunes (Patriota), para o atendimento das suas demandas.

Carlinhos da Barreira disse ainda ter recebido denúncias de que a Secretaria Municipal de Urbanismo possui equipamentos, como vacool, que podem auxiliar nos trabalhos simples, mas que, por questões políticas, não são liberados. “Estou me posicionando contra o secretário de Urbanismo que está usando a máquina pública e os cargos públicos para se promover politicamente”, afirmou ele.

“Farei um ofício para que o secretário me responda quantos e quais cargos ele tem na pasta e a remuneração deles, e vou mostrar aqui o desrespeito com os vereadores”, apontou Carlinhos da Barreira, ressaltando que, conforme a resposta, pedirá o afastamento do secretário e, mais à frente, uma CPI.

Outras solicitações

O vereador Alex Freitas citou a importância da realização de concurso público para a Fundec. “É muito importante para que a gente possa evitar irregularidades nas contratações e nos processos seletivos”. Além da Fundec, Alex Freitas está pleiteando, por meio de suas indicações, concursos públicos também para a Guarda Municipal, Saúde e Educação.

Contas do Executivo aprovadas

Os Projetos de Decretos Legislativos nºs 458/2023 e 459/2023. da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara, foram lidos no Expediente do Dia. Os mesmos contêm as aprovações das contas de gestão referentes aos exercícios de 2006 e 2007, respectivamente, sob a responsabilidade do ex-prefeito, Washington Reis. No caso das contas referentes ao ano de 2007, consta também o nome de Junior Reis, prefeito em exercício na época.

Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo

Veja também

DEFESA CIVIL DE DUQUE DE CAXIAS CELEBRA DIA MUNICIPALDE REDUÇÃO DE DESASTRES COM SIMULADO EM XERÉM – 21/11/24

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias vai celebrar, no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support