VIVA SANTO ANTÔNIO! FESTA DO PADROEIRO, EM DUQUE DE CAXIAS, SÓ TERMINA NO DIA 13 – 12/06/23

Aberta na última quinta-feira (8), a tradicional Festa de Santo Antônio, em Duque de Caxias, que vai até a próxima terça-feira (13), dia do padroeiro da cidade e feriado municipal, já recebeu milhares de visitantes. Além das celebrações para fiéis na Catedral e da programação cultural, o público pode escolher o que saborear, nas barracas montadas na Avenida Governador Leonel de Moura Brizola (antiga Presidente Kennedy), e na quermesse no interior da igreja, que oferecem muitas opções gastronômicas e lembranças alusivas.

Aberta pelo prefeito Wilson Reis, a Festa de Santo Antônio tem apoio do município e do governo do estado. O evento volta a agitar a cidade, atraindo visitantes de outras regiões da Baixada Fluminense pela programação apresentada.

Na tarde deste sábado (10), no espaço central da Praça do Pacificador, foi realizado o Festival de Quadrilhas, com grupos das escolas municipais Santos Dumont, Márcio Fiat e CFN Eduardo Gomes de Oliveira, sendo, esta última, representada pela quadrilha Tchutchuquinhos Show, de Parada Morabi. O grupo deu um show de apresentação e foi muito aplaudido pelo público.

A quadrilha Tchutchuquinhos show fez uma bela apresentação da Festa de Santo Antônio 

Até terça-feira, grupos de quadrilha consagrados vão se apresentar no local. Neste domingo (11), as quadrilhas convidadas são Renovação Arte Show, a partir das 20h, e o grupo Shock do Painho, às 21h. Segunda-feira (12) se apresenta a quadrilha Renascer de Caxias e, no último dia, a Chico Halley e Aarão, a partir das 20h.

No espaço da Praça do Pacificador também são realizados lançamentos de livros, oficinas artesanais, de artes plásticas e dobraduras, entre outros atrativos. Na Praça da Emancipação (Praça do Relógio), a Fundec montou um polo, oferendo gratuitamente corte de cabelo feminino, barbeiro, manicure, arte afro (tranças) e designer de sobrancelhas.

A prefeitura montou também um posto de urgência e emergência, na Praça do Pacificador, que vem registrando poucos atendimentos.  O evento também conta com um posto da Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil, onde os moradores podem solicitar serviços como tapa-buraco e limpeza, dar sugestões e fazer reclamações. O evento conta também com a participação da Guarda Municipal na organização do trânsito e agentes da superintendência de ordem pública.

A Defesa Civil e voluntários, junto com equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, estão distribuindo pulseiras de identificação para crianças, que oferecem maior segurança e tranquilidade aos responsáveis, caso qualquer coisa aconteça.

A prefeitura distribiu mais de três mil pulseira até sábados na Festa de Santo Antônio

O POVO FALA

Os depoimentos de populares sobre a festa têm sido os mais positivos, o que demonstra, mais uma vez, o sucesso da parceria da Prefeitura de Duque de Caxias e da Paróquia Santo Antônio.

Para dona Maricleide Pinheiro, ‘mãevó’ do pequeno João Gabriel, que participou da apresentação do grupo de quadrilha da Escola Municipal Santos Dumont, a festa continua sendo a mais importante do município. Ela também falou da alegria de contar com a participação do João na festividade.

“Esse evento é maravilhoso! Todos os anos estamos aqui. Para o João é um momento muito especial e só de ver a felicidade dele eu fico feliz também”, disse a moradora de Duque de Caxias.

No Polo de Beleza da Fundec, a satisfação pela novidade trazida para a festa este ano, estava estampada no sorriso de homens e mulheres. Danielen Euzébio, moradora do bairro Itatiaia, foi ao local acompanhada das duas filhas. Todas passaram pela manicure e cabeleireira. A mamãe aproveitou ainda para fazer as sobrancelhas.

“Estamos aproveitando muito esse serviço. Fomos muito bem atendidas, o ambiente é ótimo e as meninas muito educadas. A Prefeitura está de parabéns por inovar com esse polo na festa deste ano”, disse a animada Danielen.

As barracas de cocadas comemoram as vendas este ano

O destaque na Catedral de Santo Antônio era o tradicional pedido daquela forcinha ao santo casamenteiro. Filomena da Costa, professora da rede municipal, era uma das mais animadas na esperança de que sua oração seja atendida.

“Essa festa é tradição da nossa cidade. Tenho muita fé no nosso padroeiro. Aqui nessa igreja eu me casei, minha filha estudou na Escola Santo Antônio. Hoje estou solteira de novo e fazendo a minha oração para que Santo Antônio me dê a graça de encontrar um novo companheiro. Aos 64 anos continuo pronta para receber essa graça!”, Disse a sorridente Filomena.

Fotos: Divulgação

Veja também

Festival de Cerveja na Quinta da Boa Vista: Uma Celebração da Cerveja Artesanal e da Música ao Vivo – 05/12/24

De 7 a 8 de dezembro, o Festival Cerveja Rio promete agitar a cidade com …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support