Melhorias com recursos da Prefeitura chegarão a nove unidades de atendimento da Assistência Social
Objetivando melhorar as condições de atendimento aos usuários da Assistência Social, bem como as condições de trabalho dos funcionários, a prefeitura de Queimados iniciou, terça-feira (20 de junho), a reforma de oito Centros de Referência de Assistência Social e um Centro de Referência Especializado (CREAS). A necessidade de intervenção urgentes se deu por ausência de reformas e pelo desgaste sofrido pelos equipamentos em mais de 10 anos.
A prefeitura investirá R$ 536.142,15 para deixar os equipamentos em plena condição de uso, levando, assim, conforto e dignidade no atendimento prestado. O prazo para a conclusão das obras é de 150 dias.
Os problemas estruturais são inúmeros: Infiltrações em tetos e paredes; azulejos e pisos descolando; falta de pintura e de locais de ventilação; dentre outros. Com a reforma, a Secretaria Municipal de Assistência Social estima aumento, na capacidade de atendimento, em cerca de 40%, oferecendo um ambiente digno para funcionários e munícipes atendidos.
O prefeito de Queimados, Glauco Kaizer, visitou o CRAS Nova Cidade (Centro) juntamente com a secretária municipal de Assistência Social, Cristiane Lamarão, para anunciar a intervenção a funcionários e usuários, destacando a importância deste programa de reformas nas unidades para garantia de direitos no atendimento à população queimadense no processo de trabalho dos servidores.
“Recebemos a infraestrutura dos equipamentos públicos em péssimo estado e passamos estes primeiros dois anos colocando as contas em dia. Agora, temos saúde financeira para iniciarmos não simplesmente uma reforma, mas um programa de melhorias. A população só tem a ganhar”, disse o gestor.
Funcionários vibram com a reforma
As unidades, que passarão por reformas são: CRAS Novo Eldorado, CRAS Valdariosa, CRAS Santiago, CRAS Inconfidência, CRAS São Jorge, CRAS Jardim da Fonte, CRAS Nova Cidade, CRAS Vandir Dutra, e o CREAS Rita Crispe Barbosa.
A secretária municipal Cristiane Lamarão comemorou e contou mais novidades do programa. “Além das reformas estruturais, todas as unidades serão refrigeradas e o sistema de internet será por fibra óptica. Isso significa melhores condições de trabalho para os funcionários e também, poderemos oferecer um atendimento de qualidade para os nossos munícipes”.
O anúncio das reformas foi comemorado, também, por aqueles que se dedicam ao atendimento dos munícipes. Como, por exemplo, a Diretora da Proteção Social Básica, Mônica Santos. Ela afirmou que os servidores estão esperando, há anos, por melhorias. “Sabemos por viver no dia a dia as nossas dificuldades. Teremos um ambiente limpo, acolhedor e um local bonito para receber as pessoas. Os queimadenses merecem isso e já estamos esperando há anos. Eu estou desde 2015 aqui e desde então esperava algum tipo de melhoria.”
Foto: Divulgação