Projeto incentiva a educação dentro da política de proximidade da população com a segurança pública
Incentivar a cultura e facilitar o acesso ao conhecimento é uma das metas do Governo do Estado. E para democratizar este acesso, a Secretaria de Estado de Governo – Segov, vem disponibilizando livros em bibliotecas montadas nas bases do Segurança Presente. Nesta segunda-feira (26.6) o secretário de Governo Bernardo Rossi esteve na unidade de Ipanema, que funciona na Praça General Osório. A unidade é umas das oito que contam com a Biblioteca Rotativa Presente, onde moradores podem ter acesso gratuito a livros. A intenção é ampliar o projeto fazendo com que a iniciativa chegue a todas as bases do Segurança Presente.
“A biblioteca é uma ferramenta de apoio à educação, que promove acesso a qualquer pessoa interessada na leitura e que será ampliado. É um projeto que faz parte do Segurança Presente – projeto da Segov que tem esse viés diferenciado de polícia de proximidade com a população. As bibliotecas são mais uma forma de democratizar a cultura e ao mesmo tempo fortalecer os laços da população com o Segurança Presente, que é um programa que tem total atenção do governador Cláudio Castro”, destaca o secretário de Governo, Bernardo Rossi.
Hoje são oito unidades já funcionando em bases de Segurança Presente e a intenção é ampliar o projeto para todas as bases do programa.
“A biblioteca é um espaço dinâmico onde a pessoa pode enriquecer a sua cultura levando um livro, e onde também aqueles que puderem, podem deixar outro”, assinala Bernardo, que destaca ainda que a população também pode incentivar o projeto com doações.
“Contamos com o apoio das pessoas para enriquecer nossas bibliotecas. Se a pessoa tiver um livro em casa e puder doar, ela estará colaborando para aumento de títulos disponíveis. Para isso é só levar os livros em boas condições em uma das bases do Segurança Presente”, explica o secretário Bernardo Rossi.
As bibliotecas funcionam nas bases de Botafogo, Aterro do Flamengo, Méier, Barra da Tijuca, Ipanema, Leblon e em São Gonçalo, além da base operacional no Palácio Guanabara.
Fotografias: Paulo Fernandes