Belford Roxo promove a IV Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional – 24/07/23

“O Sistema de Segurança Alimentar e a sua Relevância para o Enfrentamento da Fome para o Município de Belford Roxo” foi o tema abordado na IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável , promovida no Teatro da Cidade pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Combate à Fome (Semascf), através do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

O coral formado por senhoras que utilizam o CRAS se apresentou durante o evento

“O combate à fome é prioridade desse governo. Trabalhamos com gestão e ações sociais permanentes em nossos equipamentos. O Brasil é um grande produtor. Não é justo que 33 milhões de brasileiros ainda vivam com fome”, declarou a secretária municipal de Assistência Social, Cidadania e Combate à Fome, Tati Ervite.
O secretário de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Matheus Carneiro, fez elogios às ações de combate à fome, desenvolvidas no município. “Estamos empenhados em proporcionar a dignidade da população. Temos ações relevantes para ajudar o país a sair do mapa da fome”, disse ele.


Centenas de pessoas, entre elas, representantes da sociedade civil, nutricionistas, assistentes sociais, profissionais liberais e usuários dos serviços assistenciais da Secretaria, lotaram as dependências do teatro. O público ouviu a presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Rio de Janeiro (Consea/RJ), nutricionista, Renata Machado, palestrar sobre o tema: “Fortalecer o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) para a Garantia da Comida de Verdade e Um País Sem Fome”. “A conferência é um momento de conscientização muito importante, quando é pensado o melhor para a cidade. Portanto, a participação popular é essencial”, disse Renata. Integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS/Centro), cantaram e encenaram para a plateia durante a solenidade de abertura.

 Durante o evento todos os eixos da conferência foram lidos

Propostas e debates

Durante o dia, os participantes trocaram experiências e promoveram debates. Três Eixos Temáticos entraram em discussão: 1) A Participação da Sociedade Civil na Construção da Democracia e do SISAN, 2) Fortalecimento do SISAN e Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e 3) Situações Recorrentes de Violação do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). No final, foram eleitos seis delegado que representarão o município. “As propostas serão encaminhadas à Conferência Estadual que estará acontecendo em setembro e à Conferência Nacional em dezembro”, ressaltou o presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Belford Roxo, Manoel Martins.


O superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Rio de Janeiro, Victor Hugo Miranda, representou a secretária estadual da pasta, a deputada federal, Rosangela Gomes. O secretário municipal de Gestão e Inovação em Serviço Público, Matheus Carneiro e a Gestora de Ações de Segurança Alimentar e Nutricional da Semascf, Juliana Richa, também participaram do evento.

Fotos: Jeovani Campos/PMBR

Veja também

DEFESA CIVIL DE DUQUE DE CAXIAS CELEBRA DIA MUNICIPALDE REDUÇÃO DE DESASTRES COM SIMULADO EM XERÉM – 21/11/24

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias vai celebrar, no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support