A ação de combate à violência contra a mulher contou com faixas com mensagens de conscientização, além da entrega de material informativo para a população.
Foi com o grito ” Lugar de Mulher é onde ela quiser “, que a caminhada de combate à violência contra a mulher, em alusão a Campanha Agosto Lilás, foi realizada na manhã desta terça-feira (01), no bairro São Cosme e São Damião, em Engenheiro Pedreira. A ação contou com faixas com mensagens de conscientização e prevenção, além da entrega de material informativo para a população.
A caminhada contou com a presença da Prefeita Dra. Fernanda Ontiveros, que fez uma fala durante a cerimônia. ” Enquanto for prefeita desta cidade irei lutar por políticas públicas de apoio às mulheres vítimas de violência. Aqui temos o Ceam que oferece proteção a essas mulheres. Temos também o Centro de Referência da Mulher, que visa acolher este público. São uma rede de apoio que o meu governo está proporcionando para ajudar a todas”, declarou.
O evento é organizado pelo projeto Nunca Mais, coordenado pela assistente social Rosana Louzada, com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão aos órgãos competentes. O projeto foi iniciado em 2019 e conta com a participação voluntária de dez mulheres que realizam ações de prevenção por toda a cidade.
Segundo a responsável, a iniciativa surgiu depois que ela sofreu uma agressão.
“Passei por uma violência doméstica e no momento não tinha nenhum equipamento no município. E eu criei o projeto para ajudar e incentivar as mulheres a denunciarem qualquer tipo de violência”, disse.
A cidade possui equipamentos que realizam o atendimento em situação de violência. É o caso do Centro Especializado de Apoio à Mulher (CEAM). O espaço oferece acolhimento e acompanhamento social, psicológico, pedagógico e de orientação jurídica às mulheres em situações de violências de gênero. A cidade também conta com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher que realiza atendimentos e acompanhamento psicológico, social e jurídico realizado por equipe multidisciplinar, com auxílio na obtenção do apoio jurídico, orientação sobre prevenção, apoio e assistência às mulheres em situação de violência.
A assistente social Vanessa Rosa, da Operação Segurança Presente, destacou a relevância da caminhada. “Nós temos que apoiar todos os projetos que defendam os direitos das mulheres, especialmente essas caminhadas. Agosto é um mês de conscientização de combate a prevenção da violência contra mulher. Foi em 2016, no mês de agosto que foi implantado por meio da lei 11340, o decreto da lei com o nome de Maria da Penha. Sempre enfatizamos isso, com palestras nas escolas, nos espaços públicos, etc”, enfatizou.
A Secretária de Assistência Social Ana Paula Alves, Subsecretária de Atenção Básica Caroline Bernardo, Subsecretário de Vigilância e Saúde, Amaro Neto, alunos da Escola Estadual CIEP 402 – Aparício Torelli, Membros da Patrulha Maria da Penha, integrantes do Núcleo LGBTQIA+ Baixada Fluminense 2, equipe da segurança presente, assistentes do Programa Viva Japeri, grupos de apoia as mulheres da cidade de São João de Meriti, Campo Grande e Maricá também estiveram presentes.
Fotos: Divulgação