Queimados promove capacitação profissional para melhor acolhimento da população LGBTQIA+ – 10/08/23

Servidores das secretarias de Assistência Social e Terceira Idade participaram do encontro

Com o objetivo de preparar a equipe da assistência social de Queimados para um melhor acolhimento da população  LGBTQIA+, a Prefeitura de Queimados realizou na manhã desta quarta-feira (9), uma capacitação profissional. O encontro aconteceu no auditório da Universidade Estácio de Sá e contou com trocas de conhecimento para um atendimento adequado ao público nos equipamentos públicos do município, em especial, nos serviços de assistência social. O encontro contou com a participação dos servidores municipais das secretarias de Assistência Social e Terceira Idade, além do Defensor Público da Tutela Coletiva de Queimados,  Rodrigo Pacheco; a Defensora Pública da 2ª Vara Cível de Queimados, Drª Mirela Assad; da secretária da Pasta, Cristiane Lamarão; e do Superintendente e Coordenador do Programa Rio sem LGBTIfobia, Ernani Alexandre.

Servidores das secretarias de Assistência Social e Terceira Idade participaram do encontro

A secretária municipal de Assistência Social, Cristiane Lamarão, falou da importância dessa capacitação para o município. 
– Queimados é o primeiro município a ter essa iniciativa que é capacitar nossos profissionais para um melhor atendimento. Essa iniciativa se deu após a pandemia, porque o público LGBTQIA+ vem em busca de ajuda e acolhimento. Por isso, a necessidade de capacitar e atender melhor, além de entender as suas necessidades – destacou.
O Superintendente e Coordenador do Programa Rio sem LGBTIfobia, Ernani Alexandre enfatizou em seu discurso a respeito do tratamento que esse público gostaria de receber.
– Não queremos ser tratados diferentes. O que queremos é um acolhimento e nossos direitos respeitados. E esse é um momento de troca, de falar sobre direitos, assistência psicológica, levando em consideração que muitos desenvolvem inclusive a ansiedade. Isso é primordial”, completou.

Servidores das secretarias de Assistência Social e Terceira Idade participaram do encontro

O Programa Rio Sem LGBTIfobia conta com 19 equipamentos espalhados pelo estado do Rio de Janeiro. Os Centros de Cidadania LGBTI oferecem o suporte necessário à população  LGBTQIA+ , com atendimento social e psicológico, além de acompanhamento jurídico caso necessário. Em Queimados, o Núcleo de Atendimento Descentralizado LGBTI fica localizado na Rua Otília, 1495, Vila do Tinguá. É importante lembrar que o núcleo não contempla apenas o público-alvo, mas todos os seus familiares.

Em caso de LGBTIfobia, não se cale, denuncie!
Disque Cidadania e Direitos Humanos 08000234567.

Fotos: Divulgação PMQ

Veja também

DEFESA CIVIL DE DUQUE DE CAXIAS CELEBRA DIA MUNICIPALDE REDUÇÃO DE DESASTRES COM SIMULADO EM XERÉM – 21/11/24

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias vai celebrar, no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support