ARRASTAPÉ QUADRILHA, DE JAPERI, FAZ SUCESSO EM COMPETIÇÕES PELO ESTADO AFORA – 11/08/23

Embalados pelo Festival de Quadrilhas e pela Lei de subvenção, quadrilheiros de Japeri ganham espaço no cenário cultural fluminense .

As quadrilhas juninas de Japeri estão vivendo um momento pra lá de especial. A criação da Lei de subvenção a associações e grupos de quadrilhas juninas, que foi elaborada pela Prefeita Dra. Fernanda Ontiveros com o objetivo de subsidiar as atividades relacionadas aos grupos juninos da cidade, e a realização do Festival de Quadrilhas, que ocorreu nos dias 29 e 30 de julho, no Paço Municipal, ajudaram a embalar as quadrilhas da região na busca por resultados expressivos em competições pelo estado afora.

Arrastapé Quadrilha na Festa do Aipim

A Arrastapé Quadrilha é um dos grupos juninos mais tradicionais de Japeri. No último sábado (05/8), a quadrilha disputou a final do ‘Arraiá do Rio’, que foi promovida pela Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Estado do Rio de Janeiro (LIQUERJ). O diretor da agremiação, Cassilhas Isidro, valorizou os resultados obtidos pela Arrastapé. “24 grupos participaram da semifinal e apenas 10 se classificaram para a final. Estávamos participando das classificatórias da LIQUERJ desde junho e estamos orgulhosos por colocarmos Japeri entre as melhores quadrilhas juninas do estado. No Troféu Arraiá do Rio, ganhamos como a Quadrilha Revelação 2023”, apontou. 

Um dos principais impulsionadores do grande momento vivido pelo mundo junino japeriense foi a criação da Lei de subvenção das quadrilhas juninas. De autoria da Prefeita de Japeri, Dra. Fernanda Ontiveros, e já aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores, a lei prevê a existência de um subsídio que ajude a custear despesas relacionadas às atividades das quadrilhas, como aluguel de transporte, compra de materiais de cenário e figurino, aluguel de equipamentos de som, luz, estruturas temporárias e pagamento de profissionais envolvidos na concepção e execução das ações. 

Outro fator comemorado pelos quadrilheiros foi a organização do Festival de Quadrilhas. O evento ocorreu nos dias 29 e 30 de julho e foi projetado pela Prefeitura de Japeri, por meio das secretarias municipais de Cultura e Agricultura e Pesca. Além da participação das quadrilhas de Japeri, como a Nova Geração e a Arrastapé Quadrilha, a mobilização reuniu grupos de outras regiões, como Renascer de Caxias, Fogueirão Junino, Xodó, Agito Junino, Gente Fina e Discoteca na Roça. 

Arrastapé Quadrilha na Festa do Aipim

O quadrilheiro Cassilhas Isidro celebrou os investimentos feitos pela administração municipal para o desenvolvimento da cultura junina e destacou a importância do resgate das tradições populares do município. “A retomada do movimento das quadrilhas juninas de Japeri é uma grande vitória. A aprovação da Lei de subvenção, impetrada pela prefeita Dra. Fernanda Ontiveros, e o primeiro Festival de Quadrilhas de Japeri, são marcos importantes. Tudo isso é essencial para que os quadrilheiros possam sonhar. O secretário de cultura, Jorge Braga Jr., também abraçou a nossa causa e, juntos, conseguimos avançar. “, apontou.

Foto: Divulgação/PMJ

Veja também

Reciclasom: Projeto de reuso consciente que transforma lixo em música, retoma oficinas gratuitas no Rio de Janeiro – 13/11/24

Interessados aprenderão a confeccionar instrumentos musicais com objetos descartáveis O Reciclasom, retorna com oficinas gratuitas que ensinam …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support