Feira Literária de Queimados recebeu mais de 3 mil pessoas – 01/09/23

Foram dois dias de muitas atividades que participaram alunos, professores, escritores e muitos amantes da leitura 

Que a leitura é um hábito saudável ninguém discute. Aliás, por meio dela podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. E para incentivar crianças, adolescentes e jovens a embarcarem no mundo da imaginação, o município de Queimados, na Baixada Fluminense, promoveu durante dois dias a sua I Feira Literária (FLIQ). O encontro realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, contou com a participação de mais de 3 mil pessoas, entre eles escritores,

contadores de histórias, palestrantes, autores, estudantes e profissionais da rede municipal de ensino, no Ginásio Metodista. Em cada estande era possível se aprofundar nos universos fantásticos, nos seres extraordinários e até mesmo em histórias do cotidiano nas páginas dos livros e nas contações de histórias. O evento reuniu grandes nomes da literatura do Estado do Rio de Janeiro e especialmente da Baixada Fluminense, como o autor de obras para crianças e jovens, Júlio Emílio Braz, e do escritor e ganhador do prêmio Jabuti, Otávio Júnior, que foi homenageado durante a feira literária.- Eu sou um grande apaixonado por feiras literárias e fico feliz de ver isso aqui em Queimados. Ao olhar para todos aqui é possível ver como a leitura tem um poder transformador. E ser homenageado é muito significativo – disse o escritor premiado Otávio Júnior. 

Mateus Andrade aluno leitor

Ler é um prazer e muita gente sabe disso, mas imagine ser reconhecido por este ato. O aluno do 5° ano da E.M Allan Kardec, Mateus Andrade (11 anos), foi premiado por ler mais de 30 títulos por meio da plataforma gamificada Árvore Livros. – O aplicativo é muito bom. Os livros são educativos, eu adorei. E é impressionante ler desta forma inovadora. Eu me tornei leitor por conta da plataforma. E isso me motiva a ser escritor e professor de literatura – disse o estudante.
ARTE EM PAUTA

E ainda nesse universo de leitura e escrita, a II Semana de Artes também teve destaque com os trabalhos fotográficos produzidos durante o ano na rede municipal de ensino. O tema trabalhado foi afroturismo, que busca um despertar para a consciência histórica e ancestral das pessoas negras, exaltando isso no futuro. Além disso, o evento contou com exposição do projeto “Sentindo na Pele”, que conta com fotos dos alunos que se reconhecem negros. Um grupo de cinco alunos do 9° ano, da E.M Prof° Leopoldo Machado, se uniram para produzir uma performance de afroturismo. Yasmin Oliveira (14), Milena Moura (15), Gabriel da Silva (15), Keven Leonardo Libório (15) e Hevillyn Ribeiro (14) da E.M Leopoldo Machado falaram da importância de exaltar a beleza negra e o combate ao racismo. 

– Eu aprendi a me amar mais, a gostar do meu cabelo, de quem eu sou e me reconhecer como pessoa negra. Foi um trabalho significativo, pois é um assunto pouco falado inclusive. Precisamos ensinar que a cor não é motivo de vergonha – destacaram os alunos que foram orientados pela professora de artes Juliana Santana.

Participaram do evento alunos, professores, escritores e muitos amantes da leitura 

O secretário municipal de Educação, André Monsores, enfatizou a importância de promover feiras e encontros literários. 

– Enquanto educadores temos a missão de aguçar a imaginação e criatividade das crianças. Por isso, criamos um componente curricular para incentivar a leitura e a produção de textos. A plataforma gamificada de leitura tem mais de 40 mil títulos para nossos alunos e professores. Agora, com a realização da feira, conseguimos motivar mais ainda que nossos estudantes mergulhem no universo dos livros. A feira foi linda e um verdadeiro sucesso – disse.

Fotos: Divulgação

Veja também

Reciclasom: Projeto de reuso consciente que transforma lixo em música, retoma oficinas gratuitas no Rio de Janeiro – 13/11/24

Interessados aprenderão a confeccionar instrumentos musicais com objetos descartáveis O Reciclasom, retorna com oficinas gratuitas que ensinam …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support