Queimados realiza palestra sobre estratégias de mediações pedagógicas para pessoas com TEA – 19/09/23

Atividades da Semana da Inclusão vão até o dia 22 de setembro com diversas atividades inclusivas 

Em busca de conscientizar e engajar a sociedade na luta contra a discriminação e o preconceito social com as pessoas com deficiência, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou nesta segunda-feira (18) a III Semana da Inclusão. Para iniciar a programação, uma palestra sobre a utilização de recursos pedagógicos para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi realizada no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro São Roque. 

Atividades da Semana da Inclusão vão até o dia 22 de setembro com diversas atividades inclusivas 

A atividade reuniu 50 professores da rede municipal de ensino e implementadores do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Queimados (CAEEQ). Neste ano, o tema da semana da inclusão, que acontece entre os dias 18 e 22 de setembro, é “Ações anticapacitistas para uma escola inesquecível.” Ao longo dos dias, diversas ações de capacitação com educadores e atividades com alunos serão realizadas.

Atividades da Semana da Inclusão vão até o dia 22 de setembro com diversas atividades inclusivas 

A palestra foi conduzida pela professora, mestre em Educação Inclusiva e coordenadora do Movimento Orgulho Autista do Brasil (MOAB), Magda Fernandes de Carvalho. A especialista no tema abordou as etapas dos processos de inclusão e as estratégias de mediações pedagógicas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, o encontro refletiu sobre as possíveis transformações pedagógicas para esse aluno, como o desenvolvimento de aprendizagem com a ajuda física, visual, auditiva, gestual (imitação e negociação), ensino de comportamento (regras e limites) e o desenvolvimento da autonomia e independência. Durante o encontro, os professores receberam uma ampla gama de conhecimentos e experiências por meio de atividades pedagógicas que podem ser desenvolvidas com os alunos dentro e fora da sala de aula. 

Por fim, uma dinâmica sensorial ao ar livre foi realizada para envolver os movimentos e o lúdico.
O secretário municipal de Educação, André Monsores, participou da abertura do evento e falou sobre o objetivo da Semana da Inclusão. “É uma alegria enorme estar aqui, porque a gente tem a certeza que com o coletivo trabalhando iremos romper as dificuldades e suprir a carência para conseguir atender todas as crianças com deficiência em nossos espaços educativos. A ideia da semana é desmistificar a falsa crença que algumas pessoas são mais capazes que as outras para atuar em diferentes áreas e objetivos da vida pessoal e em sociedade”, contou o educador.
Também participaram do evento a primeira-dama, 

Cristiane Kaizer; a subsecretária adjunta de Assuntos Pedagógicos, Mytse Andreia; e o coordenador do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Queimados (CAEEQ), Leonardo Pereira.

Fotos: Divulgação PMQ

Veja também

DEFESA CIVIL DE DUQUE DE CAXIAS CELEBRA DIA MUNICIPALDE REDUÇÃO DE DESASTRES COM SIMULADO EM XERÉM – 21/11/24

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias vai celebrar, no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support