A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Real realizou nesta terça (19/09), na Escola Municipal José Ferreira da Silva, localizada no bairro São José, o Projeto Samuzinho, que tem como objetivo principal conscientizar os alunos sobre os riscos de brincadeiras como os trotes, que chegam a ser cerca de 20% das ligações recebidas pelo SAMU, colocando em risco a vida de quem realmente necessita do serviço.
O projeto é voltado para os alunos do Ensino Fundamental e conta com a presença dos profissionais do SAMU 192- Médio Paraíba. Entre os tópicos abordados pelo projeto temos: Noção prática de primeiros socorros; Como e quando acionar o SAMU; Os riscos de brincadeiras como o trote; A importância do respeito à vida.
“Aprender sobre os primeiros socorros, como pedir ajuda, como acalmar a vítima enquanto aguarda a chegada do socorro são tópicos importantes que serão abordados para que os alunos desenvolvam habilidades como responsabilidade, solidariedade, coragem e autoconfiança. Os alunos foram atenciosos e participativos. Sem dúvidas serão excelentes multiplicadores do aprendizado recebido”, ressalta Ingrid Resende Moreira, enfermeira e coordenadora do PSE, responsável por trazer o Projeto ao município.
A SMS destaca que a próxima escola a ser contemplada será a Escola Municipal Professora Eliana Provazi no dia 22/09. Já no mês de outubro será a Escola Municipal Cruz e Souza que receberá o projeto no dia 19/10. Vale ressaltar que acontecerão mais dois encontros no José Ferreira para atender a todos os alunos da escola.
FOTO: FABIANO SABINO