Queimados recebe mostra que estimula leitura e oralidade – 25/09/23

Programação gratuita conta com contação de histórias, troca de livros exposição de colagens e pinturas a nanquim no dia 26 de setembro.

Comemorando sua primeira década de atuação, a Cia do Solo realiza a mostra Solos de Histórias – Cia do Solo 10 anos, em Queimados, na Baixada Fluminense, no dia 26 de setembro. A programação, que é gratuita, vai contar com troca de livros, exposição de colagens e pinturas a nanquim (é arte com tinta escura e água) no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado na Rua Macaé, 430 – São Roque, das 13h às 17h. O projeto conta com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do Edital Literatura Resiste.

Programação gratuita conta com contação de histórias, troca de livros exposição de colagens e pinturas a nanquim no dia 26 de setembro

Com rampas de acesso, intérprete de libras, livros acessíveis para leitura e troca-troca de livros, o evento busca democratizar o acesso à literatura, conforme explica o contador de histórias Gabriel Sant’Anna. “A escolha pelos espaços de circulação deste projeto visa à descentralização dos bens culturais, buscando alcançar um público com menos acesso a esse direito de todos. As ações previstas visam um maior contato entre artistas e público, tanto nas apresentações com o caráter agregador da contação de histórias, quanto nas mediações, troca-trocas de livros e rodas de histórias”, explica.

Além de valorizar aspectos antropológicos e históricos, o projeto pretende discutir e demonstrar a relevância da contação de histórias na arte e na educação, proporcionando ao ouvinte o prazer estético de presenciar uma performance narrativa. Ele também desperta o interesse e o gosto do saber/sabor posterior à leitura de um bom livro.

Durante a mostra, além das sessões de histórias realizadas pelo próprio grupo e por contadores convidados, também serão realizadas a troca de livros, exposição de colagens de Hanna Rodrigues e pinturas a nanquim de Fran Junqueira, respectivamente ilustradoras dos livros “Um Gato Chamado Zé” e “A Festa do Menino”, ambos de autoria de Gabriel Sant´Anna. 

A atividade é voltada para alunos e professores da educação infantil e fundamental, além de contadores de histórias, mediadores de leitura e comunidade no entorno dos espaços que vão abrigar a mostra. A Cia do Solo foi criada em 2013 pelos atores, palhaços, contadores de histórias e escritores, Gabriel Sant´Anna e Martha Paiva e traz em seu repertório 8 espetáculos, 20 sessões de histórias, 7 livros, além de oficinas e projetos audiovisuais.

Programação gratuita conta com contação de histórias, troca de livros exposição de colagens e pinturas a nanquim no dia 26 de setembro


O secretário municipal de Cultura de Queimados, Rômulo Salles, disse da importância da leitura para o desenvolvimento social. “Acreditamos que o livro tem um papel transformador na vida das pessoas. Por isso, vamos trazer para Queimados uma mostra que busca estimular a leitura e a oralidade. E, por meio da contação de histórias, isso fica ainda mais divertido, didático e enriquecedor, promovendo o acesso ao conhecimento e fortalecendo os laços culturais em nossa comunidade”, ressalta.

SERVIÇO:

Mostra artística Solos de Histórias – Cia do Solo

19 de setembro – Biblioteca Leonel Brizola – Praça do Pacificador – Centro, Duque de Caxias (13h às 17h)

26 de setembro – Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) – R. Macaé, 430 – São Roque, Queimados (13h às 17h)

03 de outubro – Biblioteca Parque de Manguinhos – Av. Dom Hélder Câmara, 1184 – Benfica, Rio de Janeiro (10h30 às 16h30)

FICHA TÉCNICA:

Gabriel Sant´Anna: Contador de histórias, mediador de leitura e coordenador de produção

Martha Paiva: Contadora de histórias, mediadora de leitura e coordenadora artística

Luísa Tavares Direção de arte 

Dai Brasil: Produção

Maria Coelho: contadora de história convidada

Anderson Barreto: contador de histórias convidado 

Nathalia Cantarino: contadora de história convidada 

Ymaraz Almeida: contadora de história convidada

Warley Goulart: contador de histórias convidado 

Paula Cavalcanti: contadora de história convidada

Veja também

Reciclasom: Projeto de reuso consciente que transforma lixo em música, retoma oficinas gratuitas no Rio de Janeiro – 13/11/24

Interessados aprenderão a confeccionar instrumentos musicais com objetos descartáveis O Reciclasom, retorna com oficinas gratuitas que ensinam …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support