No dia do empreendedor o espaço comemora a realização de mais de 700 atendimentos dos MEI’s da cidade
A microempreendedora Jaqueline de Jesus atua no ramo da beleza há mais de uma década. A moradora de Japeri fez a inscrição do Microempreendedor Individual (MEI) buscando ter uma seguridade, mas faltava entender tudo o que esse passo em sua vida profissional poderia lhe proporcionar.
E foi para descobrir o que o MEI pode lhe oferecer que ela foi a Sala do Empreendedor, uma iniciativa da Prefeitura de Japeri, implementada pela parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (Semdic) e o Sebrae, que já atendeu há mais de 200 microempreendedores da cidade.
O espaço inaugurado em junho deste ano é uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e tem a função de impulsionar os MEI’s para o sucesso e a prosperidade. Segundo o secretário da Pasta, Luciano de Oliveira, o sucesso da Sala do Empreendedor se deu porque o espaço atende à necessidade de orientação personalizada. “Os atendimentos individualizados mostram ao nosso microempreendedor como respeitamos cada história e o momento de desenvolvimento. Atendemos e orientamos dentro da necessidade de cada negócio”, disse.
Para o gestor, ter à disposição do MEI uma equipe especializada e os serviços do Sebrae é dispor de ferramentas ideias para a boa saúde da economia local. “Eles são 4 mil empreendedores que movimentam nossa economia, respondem por boa parte do desenvolvimento da cidade. Precisamos não só orientá-los como muni-los com capacitação e visibilidade”, completa.
A microempresária Jaqueline, após as orientações da técnica, Luiza Helena Gomes, já faz planos de aumentar o seu negócio, já estando com redes sociais do empreendimento e novos serviços. “Me senti acolhida, com a prefeitura da minha cidade acreditando no meu trabalho e orientando meu crescimento”, disse ela.
De acordo com Luiza, o maior número de MEI’s que chegam à Sala do Empreendedor é porque iniciaram o negócio sem orientação e projeção. Mas, segundo ela, é possível ajustar e direcionar o empreendimento rumo ao sucesso. “Já foram mais de 700 MEI’s orientados, capacitados e preparados, mas nossa meta é estar presente no desenvolvimento de cada MEI da cidade”, finalizou ela, já chamando o próximo a ser atendido.
A Cidade de Japeri possui hoje, mais de 7 mil empreendedores, sendo os ativos, cerca de 3 mil donos do próprio negócio. “Nossa meta é realizar o atendimento de todos os MEI’s da cidade, com a pandemia muitos ficaram inadimplentes, precisamos orientá-los a sair da inadimplência”, finaliza o secretário Luciano.
Dia do Empreendedor
O Dia do Empreendedor é comemorado no dia, (5/10). A data é uma homenagem à criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, instituído pela Lei nº 9.841/1999.
Em Japeri, eles somam mais de 3 mil ativos e estão nas áreas de gastronomia, artesanato, beleza e prestação de serviços.
A Sala do Empreendedor atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (Semdic).
Fotos: Divulgação