Prefeitura promove ação educativa sobre tuberculose e tabagismo em Heliópolis –

A prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou, na Escola Municipal Heliópolis, mais uma ação educativa pela prevenção a doenças junto aos estudantes da rede municipal. Organizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a atividade teve como público-alvo alunos do ensino fundamental que assistiram às palestras sobre a tuberculose e combate ao tabagismo. “É um trabalho relevante para a saúde da população. Quanto mais informações, menos doenças graves, especialmente entre os mais jovens”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Christian Vieira.

            Em sua palestra, a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo (PMCT/Cvse/Semus), Maria Verônica Leite, explicou aos estudantes que o tabagismo é uma doença considerada grave e que atinge, direta e indiretamente, crianças e adolescentes. “O cigarro tem 4,7 mil substâncias e é uma delas, a nicotina, que causa a dependência. Essa dependência muitas vezes provoca doenças graves que afetam principalmente pulmões, coração”, esclareceu Maria Verônica.

Na escola municipal Heliópolis foram feitas palestras sobre tabagismo e tuberculose

Núcleos de apoio

            Já a coordenadora do programa de Tuberculose, Jussara Santiago, pontuou as formas de contágio, os sintomas e as atitudes que ajudam a prevenir a doença. “Tosse persistente por mais de três é um indicador de que os pulmões precisam da atenção de um profissional de saúde”, apontou. “É primordial que, uma vez em tratamento, que o paciente não o abandone”, completou Jussara Santiago.

            O PMCT e o Programa de Controle da Tuberculose são dois programas da Cvse/Semus de atendimento especializado na rede municipal de Saúde. O PMCT, por exemplo, mantém hoje 12 núcleos de apoio e tratamento do tabagismo. “Estamos capacitando equipes para a implantação de mais dois núcleos até o final de dezembro. Nunca é demais lembrar que o tabagismo é uma doença e que exige um acompanhamento especializado”, anunciou Maria Verônica.

Diretora enfatiza a importância das ações educativas em saúde 

            A diretora da Escola Municipal Heliópolis, Janete Moreira Furtado, lembrou que muitos estudantes são fumantes passivos e que, através da conscientização, se espera que uma postura antitabagista ganhe cada vez mais espaço na população. “Ainda vivemos numa sociedade que vê o cigarro com glamour; como algo charmoso. Alguns dos nossos alunos têm familiares que fumam e, por isso, essas informações são tão importantes, não só para evitar o cigarro, mas que eles levem esse aprendizado para seus parentes e amigos”, disse a diretora.

Fotos: Divulgação

Veja também

DEFESA CIVIL DE DUQUE DE CAXIAS CELEBRA DIA MUNICIPALDE REDUÇÃO DE DESASTRES COM SIMULADO EM XERÉM – 21/11/24

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias vai celebrar, no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support