Atividade aconteceu no domingo (29), conscientizando a população sobre a prevenção do câncer de mama e colo do útero
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no domingo (29/10) a Caminhada do Outubro Rosa na Praia de Itaipuaçu, com concentração na Rua Rio de Janeiro e seguindo pela orla até a Lona Cultural Beth Carvalho, localizada na Rua Antônio Marques Mathias. A ação pelo bem-estar das mulheres reuniu centenas de pessoas, que seguiram o percurso acompanhadas por um trio elétrico, onde foram entoadas diversas canções para animar os participantes e ampliar a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e de colo do útero.
Na Lona Cultural, destino final da caminhada, a população teve à disposição diversas atividades. Elas incluíram ventosaterapia, auriculoterapia, corte de cabelo, entrega de mudas nativas da Mata Atlântica do projeto Maricá+Verde da Secretaria de Cidade Sustentável, mesa de frutas para degustação, além de uma estação de maquiagem, que contribuiu para fortalecer a autoestima das mulheres.
A secretária de Saúde, Solange Oliveira, destacou a importância da atividade para promover o cuidado entre as mulheres através do incentivo ao exercício físico.
“Ficamos muito gratos ao observar a mobilização das mulheres e dos moradores em geral pelo Outubro Rosa. A caminhada de Itaipuaçu e da região central da cidade reuniram centenas de pessoas que, juntas, formaram uma corrente de incentivo à prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Com isso, estimulamos o bem-estar físico e o cuidado integral à saúde”, afirmou.
Luciana Gonçalves, de 51 anos, foi uma das moradoras que participou da caminhada em Itaipuaçu. Ela pontuou o impacto da ação no cotidiano da população feminina e a união pela saúde.
“Achei essa caminhada de extrema importância para a conscientização do cuidado com a saúde da mulher de forma completa. Essa atividade reforçou o papel dessa atenção e uniu todos, mulheres e homens, em prol do mesmo objetivo: prevenir o câncer de mama e de colo do útero. Foi tudo ótimo”, concluiu.
Foto: Brener Silva