Prefeitura de Japeri entregará 60 Carteiras Municipais do Artesão no dia 30 de novembro – 24/11/23

Evento ocorrerá no auditório da Escola Municipal Ary Schiavo 

Na próxima quinta-feira (30/11), a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Lazer (Semetuler), entregará 60 carteiras municipais do artesão. O evento ocorrerá no auditório da Escola Municipal Ary Schiavo. Com o objetivo de reconhecer e dar visibilidade ao trabalho dos artesãos da cidade, o documento faz parte do conjunto de ações do Programa do Artesanato Japeriense. 

A carteira municipal do artesão japeriense é fruto de um cadastro proposto pela Semetuler. Desde junho de 2023, de forma presencial e virtual, dezenas de artesãos de Japeri participaram de um levantamento que contribuirá para a criação e a avaliação de políticas públicas. O cadastro revelou que, em sua maioria, o artesanato japeriense é realizado por mulheres, dos 35 aos 71 anos. A técnica mais utilizada é o crochê, seguida da pintura em tecido, reciclagem e ponto cruz. 

Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Lazer (Semetuler), entregará 60 carteiras municipais do artesão

Um dos benefícios da Carteira Municipal do Artesão é facilitar a participação desses artistas em feiras e eventos de artesanato, além de fortalecer a profissionalização do setor. Para a secretária municipal de Esportes, Turismo e Lazer, Valéria Carla, a iniciativa é um marco histórico para a cidade de Japeri. “Sabemos que o nosso município possui um grande número de artesãos e o trabalho desses artistas têm enriquecido a história de Japeri e levado o nome da cidade para diversas regiões do país. A Carteira Municipal do Artesão é um avanço importante e vamos continuar trabalhando para reconhecer e valorizar o talento e o esforço dos japerienses que vivem o artesanato”, disse a gestora. 

A diretora municipal de turismo, Josilene Satyro, enalteceu a importância da ação. “Queremos valorizar este ofício tão importante que gera renda e trabalho aos munícipes. E as inscrições para realizar o cadastro continuam abertas! Os artesãos podem ir na Semetuler ou acessar o formulário online que está disponível nas redes sociais da Semetuler, como o Instagram e o Facebook”, apontou.

Foto: Divulgação PMJ

Veja também

Reciclasom: Projeto de reuso consciente que transforma lixo em música, retoma oficinas gratuitas no Rio de Janeiro – 13/11/24

Interessados aprenderão a confeccionar instrumentos musicais com objetos descartáveis O Reciclasom, retorna com oficinas gratuitas que ensinam …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support