Prefeitura de Japeri entrega mais de 60 Carteiras Municipais do Artesão – 04/12/23

Evento ocorreu no auditório da Escola Municipal Ary Schiavo 

Na quinta-feira (30/11), a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Lazer (Semetuler), entregou 66 carteiras municipais do artesão. O evento ocorreu no auditório da Escola Municipal Ary Schiavo. Com o objetivo de reconhecer e dar visibilidade ao trabalho dos artesãos da cidade, o documento faz parte do conjunto de ações do Programa do Artesanato Japeriense.

O documento faz parte do conjunto de ações do Programa do Artesanato Japeriense.

A carteira municipal do artesão japeriense é fruto de um cadastro proposto pela Semetuler. Desde junho de 2023, de forma presencial e virtual, dezenas de artesãos de Japeri participaram de um levantamento que contribuirá para a criação e a avaliação de políticas públicas. O cadastro revelou que, em sua maioria, o artesanato japeriense é realizado por mulheres, dos 35 aos 71 anos. A técnica mais utilizada é o crochê, seguida da pintura em tecido, reciclagem e ponto cruz. 

A prefeita de Japeri, Dra. Fernanda Ontiveros, participou da cerimônia e destacou a importância da iniciativa. “É muito gratificante ter a oportunidade de trabalhar com políticas públicas que geram reconhecimento aos nossos artistas. Tenho muito orgulho da produção artística de Japeri! E os nossos artesãos podem ter certeza que eu irei apoiá-los, pois eu acredito no talento dessas pessoas”, disse a gestora. 

Para a secretária municipal de Esportes, Turismo e Lazer, Valéria Carla, a Carteira Municipal do Artesão é um marco importante para o artesanato japeriense. “É motivo de muito orgulho estar aqui entregando esse reconhecimento aos nossos queridos artesãos. Preciso agradecê-los pelo empenho, garra e esforço. Como diz o nosso hino: avante cidadão japeriense! Temos muitos talentos em nossa cidade e a Semetuler está à disposição para ajudá-los a avançar”, apontou. 

Momento histórico para o artesanato japeriense   

A japeriense Nilza Santana da Silva, de 60 anos, produz artesanato desde os sete anos de idade. Para ela, a Carteira Municipal do Artesão amplia o horizonte das pessoas que trabalham na área. “Comecei no artesanato graças a minha avó. É um legado que ela deixou, então o artesanato é algo muito sério para a minha família. Eu trabalho muito com pedraria, papel, jornal, garrafa pet e outros materiais recicláveis. Essa carteira irá oferecer mais visibilidade ao nosso trabalho. É um sonho! Pois agora posso comprovar que eu sou uma artesã!”, comemorou. 

O documento faz parte do conjunto de ações do Programa do Artesanato Japeriense.

A artesã Lusiete Ramos atua na área há mais de sete anos e ficou animada com as novas perspectivas geradas pelo Programa do Artesanato Japeriense. “Eu acredito que esse documento engrandece a nossa arte. Você dizer que é uma artesã não tem o mesmo peso de mostrar uma carteira que comprova isso. Agora estamos em outro patamar!”, pontuou. 

As inscrições do cadastro municipal dos artesãos continuam disponíveis. Quem estiver interessado em ter a Carteira Municipal do Artesão pode comparecer na sede da Semetuler ou acessar o formulário online que está disponível nas redes sociais da Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Lazer.

Fotos: Divulgação PMJ

Veja também

DEFESA CIVIL DE DUQUE DE CAXIAS CELEBRA DIA MUNICIPALDE REDUÇÃO DE DESASTRES COM SIMULADO EM XERÉM – 21/11/24

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias vai celebrar, no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support