Maricá concorre ao prêmio Prefeitura Empreendedora do Sebrae – 23/02/24

Comitiva do órgão visitou a cidade nesta quinta-feira (22/02) e se reuniu com prefeito Fabiano Horta

A Prefeitura de Maricá é uma das três finalistas do prêmio Prefeitura Empreendedora, oferecido anualmente pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em todo o país. O município concorre com Niterói e Volta Redonda (no Sul Fluminense) na modalidade regional da categoria Cidade Empreendedora, que contempla iniciativas de fomento à economia local. A premiação acontece no dia 26 de março.

Uma comitiva da entidade visitou a cidade nesta quinta-feira (22/02) para conhecer as políticas públicas e também conversou com o prefeito Fabiano Horta e membros da equipe de governo.

O grupo fez uma série de perguntas e ouviu explicações sobre os projetos das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Petróleo e Portos, de Planejamento, Orçamento e Fazenda e também da autarquia Empresa Pública de Transportes (EPT).

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, torce pela vitória da cidade e justifica.

Comitiva do órgão visitou a cidade e se reuniu com prefeito Fabiano Horta

“Hoje temos um ciclo diferenciado de desenvolvimento. A cidade implementou a Tarifa Zero no transporte público, a moeda social e o Programa de Proteção ao Trabalhador (PPT), medidas que criaram um cinturão periférico na cidade impulsionando esse desenvolvimento. Hoje, as varandas de Maricá viram pequenos negócios. Além disso, criamos o Fundo Soberano para garantir a guarda de recursos com vistas ao fim do ciclo do petróleo. Esse é o nosso mote, aliar desenvolvimento e inclusão social”, resumiu Horta.

Lawrice Souza, secretária de Planejamento, Orçamento e Fazenda, explicou como a arrecadação de Imposto Sobre Serviços (ISS) quase dobrou em 2023.

“Graças às políticas sociais, mas também ao investimento em serviços e principalmente na educação fiscal, onde o empreendedor entendeu a maneira correta a lidar com a tributação. E o que é melhor, sem nenhum reajuste em sua alíquota”, explicou a secretária.

Políticas públicas

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Petróleo e Portos), Igor Sardinha, destacou o fato de que a visita do Sebrae serve para confirmar a qualidade das ações do governo.

“Já estarmos entre as três finalistas e, esse fato, configura um belíssimo reconhecimento das nossas ações. Mas nós almejamos o prêmio maior para coroar tudo o que estamos construindo. Nossas iniciativas mudaram a vida de muita gente e as condições para quem empreende em Maricá são muito claras. O resultado se reflete em números, com mais empresas com tempo de vida maior na cidade”, avaliou Sardinha.

A equipe conheceu também a Praça Agroecológica de Araçatiba e o Centro de Comércio Popular de Maricá, inaugurado na última segunda-feira (19/02). O grupo esteve na Praça Orlando de Barros Pimentel para conhecer de perto as bicicletas vermelhinhas da EPT e também conversou com o secretário de Promoção e Projetos Especiais, José Alexandre de Almeida, que destacou os projetos voltados ao turismo.

No Banco Mumbuca, os consultores do Sebrae entrevistaram beneficiários dos programas e representantes do Instituto Municipal de Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR), que falaram sobre o órgão que atua no monitoramento e formulação de indicadores das políticas públicas; da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Formação sobre o Passaporte Universitário que concedeu 6.405 bolsas de estudo integrais a alunos de graduação em cinco universidades conveniadas com 28 cursos, como Medicina, Engenharia, Direito, entre outros.

Comitiva do órgão visitou a cidade e se reuniu com prefeito Fabiano Horta

Moeda social Mumbuca

A presidente da Banco Mumbuca, Manuela Mello, também foi entrevistada e falou sobre a moeda social que financia diversas iniciativas no município, como o Renda Básica da Cidadania (RBC), Auxílio Recomeço, Programa de Proteção ao Trabalhador (PPT), Mumbucão, Mumbucar, Mumbuca Transporte, Auxílio Cuidar, vale alimentação dos servidores públicos, entre outros. Com o RBC, são 91.487 beneficiários que recebem 230 mumbucas (R$ 230) por mês.

“Posso dizer que a visita foi muito positiva de modo geral, principalmente por termos conhecido o Centro de Comércio Popular, uma iniciativa que ainda é pouco comum no estado. Inovadora”, revelou o analista técnico da Coordenadoria Regional Leste Fluminense, Fernando Barreto.

Mayara Dornelles, de 30 anos, fez o curso de Psicologia na Universidade de Vassouras pelo Passaporte Universitário. Nessa entrevista para o prêmio do Sebrae, ela explicou sua relação com o programa e como essa iniciativa municipal mudou sua vida. “Estava fazendo outra faculdade em Niterói, mas precisei trancar por falta de recursos. Fazer o curso de Psicologia pelo Passaporte Universitário foi a realização de um sonho que tinha desde o tempo de escola”, afirmou a moradora do Flamengo.

Fotos de Gabriel Ferreira/Divulgação PMM

Veja também

DEFESA CIVIL DE DUQUE DE CAXIAS CELEBRA DIA MUNICIPALDE REDUÇÃO DE DESASTRES COM SIMULADO EM XERÉM – 21/11/24

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias vai celebrar, no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support