O evento realizado pela Atenção Básica teve além dos serviços de saúde, show de voz e violão e apresentação de Zumba
Cuidados com a saúde, relaxamento e entretenimento transformaram a Praça Leni Ferreira, em Japeri, num espaço de homenagem ao Dia das Mães, nesta sexta-feira, (10). Uma manhã repleta de carinho para as cerca de 400 mães que passaram pelos atendimentos na região central da cidade.
Logo no centro do evento um grande quebra-cabeça foi montado e depois de pronto a imagem apresentava o trono e as rainhas do coração. Esbanjando felicidade, Gilceia Miranda, veio ao evento atendendo ao convite de uma amiga e não se arrependeu.
“Adorei estar aqui. Nessa época de Dia das Mães sempre fazemos uma reflexão do que já percorremos e o que ainda falta caminhar. Sinto que a missão está cumprida, a união dos meus filhos é o meu maior presente. Mas, mãe tem sempre uns desafios a conquistar”, disse ela que possui além dos filhos de 42 e 31 anos, e um neto.
A ação que contou com atendimento médico, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, vacinação, auriculoterapia, verificação de pressão arterial e glicemia, além de coleta de preventivo realizado na Casa da Mulher de Japeri, realizou mais de 400 atendimentos. O serviço de auriculoterapia foi muito procurado e as equipes se sentiram gratificadas pela receptividade da população.
Para a subsecretária de Atenção Básica, Helen Santos, essa é uma ação que reflete todo o carinho que os profissionais das Unidades Básicas de Saúde têm pela população. “Nossas equipes realizam tudo com muito carinho e dedicação. Mas, a ação para as mães, mexe com os nossos corações de uma forma diferente, somos todos filhos e é como se estivéssemos acolhendo nossas próprias mães”, relatou.
As enfermeiras, irmãs e servidoras da Unidade Básica de Saúde Benedicta Rosa, responsável pelo evento, destacaram a gratidão de poder fazer parte da ação na cidade onde foram nascidas e criadas. “Ficamos muito felizes em proporcionar saúde e diversão numa manhã de sexta-feira na praça da nossa cidade, ver o sorriso de quem nos viu crescer e hoje cuidando deles não tem palavras, só gratidão!”, relatou a enfermeira, Camile Costa ao lado da irmã e também enfermeira, Tatiane Costa.
O músico Zeca da viola realizou um show de música que passou por serestas e clássicos da MPB e o evento contou ainda com apresentação de dança, funcional e pilates.
Depoimentos de mães atendidas na ação:
“Todo o dia é o nosso dia, estamos vivas e vendo nossos filhos crescerem como pessoas de bem. Eu já catei latinha, trabalhei em obra, capinei quintal para criar meus filhos. Hoje vivo a alegria de curtir meu neto de três meses e continuar orientando porque eles cresceram pro mundo, pra mim…são meus bebês”, Ana Paula, 3 filhos e 1 neto.
“Eu não tenho mãe, mas, me alegro porque vou passar com meus filhos. Sou abençoada porque sou muito amada por eles”, Lucia Helena, 5 filhos, 8 netos.”Esse dia me traz uma grande tristeza porque já perdi minha mãe e há 4 anos perdi meu filho. Hoje vivo para minha filha de oito anos, que se tornou minha única motivação na vida”, Jacilene Pinheiro.
Fotos: Divulgação PMJ