Bonde da inclusão: Alunos de Queimados visitam Pão de Açúcar – 22/05/24

Cerca de 45 pessoas conheceram o cartão-postal do Rio que ficará pra sempre na memória dos estudantes 

Um dia de muito conhecimento, diversão e alegria para os alunos da rede municipal de ensino de Queimados. Cerca de 40 estudantes do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Queimados (CAEEQ) e da Escola Municipal Luiz de Camões trocaram, nesta terça-feira (21), a sala de aula por um dos cartões-postais mais visitados do mundo, o Parque Bondinho Pão de Açúcar, na Urca, Zona Sul do Rio.A ideia do passeio inclusivo é proporcionar aos alunos novas aprendizagens, estimular a sensibilização ambiental de maneira lúdica. Durante a visita, eles exploraram temas como ciências, biologia, história e geografia. Além disso, os estudantes tiveram a oportunidade de andar pela primeira vez de bondinho, ver de perto animais silvestres, como o mico, e aprenderam sobre a vegetação, as praias e outros pontos históricos da cidade maravilhosa. 

Cerca de 45 pessoas conheceram o cartão-postal do Rio que ficará pra sempre na memória dos estudantes 


Marcelo Cortes, aluno do CAEEQ, de apenas 11 anos, afirmou ter aprendido coisas que nunca tinha visto antes: “A sensação de andar no bondinho pela primeira vez foi muito diferente; eu nunca tinha experimentado isso. Fiquei com as pernas tremendo, mas depois me acostumei. Eu achei muito legal porque vi o mico e as colmeias de abelhas”, comentou. 


Os alunos foram recepcionados pelos educadores ambientais Vinícius Giacomini e Ester Mattos, do Projeto de Educação Ambiental (Educa Bondinho), que existe desde 2015 e atende as escolas públicas e privadas. Oferecido pelo Parque Bondinho Pão de Açúcar, o programa escolar conta com a equipe de educadores do Instituto Moleque Mateiro. O projeto já atendeu mais de 11 mil alunos em 2023.

Cerca de 45 pessoas conheceram o cartão-postal do Rio que ficará pra sempre na memória dos estudantes 


Os estudantes foram acompanhados pelos professores das escolas e do coordenador da Educação Especial de Queimados, Leonardo Pereira, que falou da importância desse momento único na vida dos estudantes: “A possibilidade de visitar um espaço turístico como o Parque Bondinho nos permite disseminar a cultura inclusiva em diferentes locais da cidade. O trabalho colaborativo entre os profissionais do CAEEQ e da Escola Luiz de Camões nos mostra que a inclusão é responsabilidade de todos nós. Ver a alegria dos nossos alunos e alunas se torna algo gratificante”, disse o educador.

Fotos: Divulgação PMQ

#queimados #passeioturistico #pãodeaçucar #corcovado #bondinho #rj

Veja também

DEFESA CIVIL DE DUQUE DE CAXIAS CELEBRA DIA MUNICIPALDE REDUÇÃO DE DESASTRES COM SIMULADO EM XERÉM – 21/11/24

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias vai celebrar, no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support