Instituto Histórico da Câmara de Duque de Caxias sedia seminário sobre os municípios da Baixada – 07/06/24

A história e a memória das cidades da região foram pesquisadas por um projeto da UFRRJ

O Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias sediou na quarta-feira (06) um seminário acadêmico para divulgar os apontamentos e resultados de uma pesquisa realizada sobre a memória e a história dos municípios da Baixada Fluminense. O encontro reuniu professores, estudantes e os pesquisadores incluídos no projeto.  

Durante a manhã e a tarde cada pesquisador palestrou sobre a sua experiência, desafios e a vivência na realização da pesquisa. Com durabilidade de aproximadamente dois anos, os estudiosos mergulharam nos municípios, usufruindo de todos os materiais possíveis. Muitas conversas, acervos, fotografias e consultas foram realizadas. O Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias, sendo o precursor da região, foi utilizado como fonte dos estudos para todos eles.

A história e a memória das cidades da região foram pesquisadas por um projeto da UFRRJ

O projeto foi elaborado pelo CEDIM, Centro de Documentação do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Liderado pelo professor Dr. Jean Salles, junto a FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), ele reuniu mestres e doutores que são cidadãos das cidades da região.

Tânia Amaro, professora e diretora do Instituto Histórico da Câmara foi convidada para escrever o prefácio da obra que será disponibilizada através de um e-book. A parceria do Instituto com entidades que fomentam a pesquisa da região já é considerada uma marca, “tudo que a gente defende aqui no Instituto eles realizam: estudar a memória, a identidade e propagar a história da Baixada Fluminense. É com muita satisfação que nos colocamos como parceiros, pois a história de Duque de Caxias, e dos demais municípios, deve chegar a todos da região para fortalecemos a nossa identidade”.

Lúcia Silva representou a coordenação da pesquisa. Alinhada aos docentes pesquisadores, ela reafirmou o objetivo de estudar a memória da região, “a ideia é fazer uma ponte da universidade com a educação básica, através do compartilhamento dessas pesquisas. O nosso objetivo é colocar nas salas de aula a história e a memória do nossa região, tornando este conhecimento mais acessível a todos.”

A história e a memória das cidades da região foram pesquisadas por um projeto da UFRRJ

Na quarta-feira, o seminário foi protagonizado pelos pesquisadores Roberta Campos (que estudou os municípios Itaguaí, Seropédica e Queimados), Silene Ribeiro (responsável pelas cidades de Duque de Caxias, Magé e Guapimirim), Adriana Ribeiro (estudiosa das memórias de Belford Roxo, Japeri e Paracambi) e Vinícius Fernandes (professor direcionado a Nilópolis, São João de Meriti e Mesquita).

Após as explanações, o evento abriu espaço para perguntas e considerações finais. Os presentes também puderam levar para casa as últimas edições da revista Pilares da História. O exemplar, desenvolvido pelo Instituto Histórico, também foi muito utilizado como fonte pelos estudiosos do projeto.

Fotos: Art Vídeo/ Ralph Barbosa da Silva

#duquedecaxias #baixadafluminense #camaramunicipaldeduquedecaxias #faperj #ufrrj #institutohistorico

Veja também

DEFESA CIVIL DE DUQUE DE CAXIAS CELEBRA DIA MUNICIPALDE REDUÇÃO DE DESASTRES COM SIMULADO EM XERÉM – 21/11/24

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias vai celebrar, no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support