Maricá disponibiliza novo Manual das Calçadas Acessíveis – 05/07/24

Documento atende a Lei Brasileira de Inclusão e fornece informações sobre pisos com rampas, cores e medidas adequadas

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Urbanismo, disponibiliza um novo manual com o modelo para padronização de calçadas, com piso tátil e rampa para pessoas com deficiência ou pessoas com mobilidade reduzida. O manual das Calçadas Acessíveis (decreto nº 1.439/2024) foi revisado, contém normas técnicas para inclusão, melhoria nos deslocamentos urbanos e foi publicado no Jornal Oficial de Maricá. A determinação municipal atende a Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2015).

As calçadas da cidade devem atender a critérios como durabilidade, acessibilidade, pisos antiderrapantes, conforto térmico e de rolamento, facilidade de execução, manutenção, reposição, entre outros. O manual também fornece orientações sobre a aplicação de pisos táteis, cores adequadas, medidas corretas, orientação de aplicação em espaços diversos, modelos de calçadas para diferentes áreas e sugestões sobre árvores adequadas para cada tamanho de calçada.

As calçadas da cidade devem atender a critérios como durabilidade, acessibilidade, pisos antiderrapantes, conforto térmico e de rolamento, facilidade de execução, manutenção, reposição, entre outros

Com consultoria da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o documento ganhou nova diagramação das informações para garantir acessibilidade, com critérios e parâmetros técnicos para projetos, construções, instalações e adaptações no meio urbano e rural.

“O conteúdo do manual é valioso para a cidade, pois apresenta diretrizes abrangentes para que as calçadas atendam aos parâmetros corretos em cada situação. Essas diretrizes não apenas melhoram a acessibilidade e a segurança, mas também aumentam o conforto dos pedestres, promovendo uma experiência mais agradável e inclusiva para todos os cidadãos”, afirmou Celso Cabral, secretário de Urbanismo.

Para assegurar a implementação das novas regras, estão sendo realizadas reuniões com as secretarias e autarquias para capacitar os responsáveis pelos projetos e pela execução das calçadas. Além disso, um material informativo em formato de folder será distribuído para divulgar o manual e fornecer informações importantes para a compreensão da população.

Ana Cláudia Garcia, arquiteta e urbanista responsável pelo projeto, destacou que será realizado um trabalho educativo para que todos compreendam as especificidades das calçadas.

“Estamos fazendo reuniões internas e preparando materiais explicativos sobre as regras. Depois, iremos realizar um trabalho educativo com a população”, reforça Ana Cláudia Garcia.

Foto: Clarildo Menezes/Divulgação PMM

Veja também

Defesa Civil de Belford Roxo realiza ação educativa em CIEP com reforço aos alunos dos alertas meteorológicos via SMS – 14/04/25

A Defesa Civil de Belford Roxo realizou, nesta sexta-feira (11), ações educativas para os alunos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support