Cerca de 100 mil pessoas são esperadas nos três dias de festejos julinos
O mês de julho vai ser pra lá de animado no município de Queimados, Baixada Fluminense. Isso porque a Prefeitura de Queimados realizará a segunda edição do Arraiá Queimadense que promete receber milhares de pessoas ao Parque de Eventos do Pacaembu nos dias 26, 27 e 28 de julho. A Secretaria Municipal de Cultura divulgou a programação que, este ano, terá como atrações principais Elba Ramalho, Falamansa, Pimenta do Reino, bandas locais e o famoso festival de quadrilhas juninas. O evento começa a partir das 19h, com entrada franca.
Esta é a segunda edição do evento na volta das grandes festas de São João da cidade de Queimados. A festa do ano passado movimentou o município atraindo milhares de pessoas vindas de todos os cantos da Baixada e, para este ano, a expectativa é de um crescimento de mais de 50% do público. Elba Ramalho abre a programação oficial, no dia 26; no dia 27 é a banda Pimenta do Reino, e para encerrar a festa, dia 28, o Grupo Falamansa canta seus grandes sucessos.
A secretária municipal de Cultura, Bárbara Veloso, fala sobre o resgate das tradições juninas na cidade: “Feliz demais em ver Queimados nas agendas de grandes eventos juninos do estado do Rio de Janeiro. Ano passado tivemos aqui o grande Alceu Valença e, este ano, Falamansa, Elba Ramalho, Pimenta do Reino e muito mais. Isso é cultura na veia. Não posso deixar de parabenizar ao prefeito Glauco Kaizer pelo resgate desta tradição tão popular”, disse.
Sobre os artistas A cantora nordestina Elba Ramalho, principal atração do Arraiá, abre a festa, na sexta-feira (26). Ganhadora de dois prêmios “Grammy Latino” e vencedora do “Prêmio de Música Brasileira” em 16 ocasiões, Elba se mantém, com incrível regularidade, há mais de 40 anos como uma das maiores cantoras do país. Legítima representante dos ritmos nordestinos, Elba se tornou cantora pelas mãos de Chico Buarque. A cantora traz na bagagem o privilégio de ter convivido com referências da música nordestina como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos.
Formado na Baixada Fluminense, o grupo Pimenta do Reino tem história na região. Crias de Nova Iguaçu, os “forrozeiros” levam a tradicional música nordestina por todo o estado e serão a atração de sábado (27) no Arraiá Queimadense.
Falamansa é um grupo formado em 1998, em São Paulo, e emplacou diversos sucessos como “Rindo a toa”, “Xote de Alegria”, “Xote dos Milagres”, “Oh, chuva”, entre outros. Comandado pelo vocalista Tato, eles prometem apresentar seu repertório e colocar a galera para dançar já no último dia de Arraiá, no domingo (28).
Imagens: Divulgação PMQ