O maior evento nacional com foco na formação de profissionais da educação infantil e anos iniciais será realizado no Iate Clube Itacuruça, nos dias 30 e 31 de agosto, destacando temas e práticas pedagógicas estratégicas, inovação, feira de livros e brinquedos educacionais
O Congresso Brincar chega à sua décima edição com o tema central “Brincar e Aprender: desafios, perspectivas e estratégias inovadoras na formação das crianças para o futuro”. O evento propõe uma experiência lúdica, criativa e diversificada de formação continuada para profissionais da educação infantil e anos iniciais (1º ao 5º ano do ensino fundamental). Considerado o maior do país neste segmento, já alcançou mais de 100 mil educadores desde 2016. Mangaratiba/RJ volta a sediá-lo nos dias 30 e 31 de agosto de 2024, no Iate Clube Itacuruça, das 7h30 às 17h. Esta é a segunda edição do Brincar no município.
Organizado pelo Instituto Conhecer, o Congresso Brincar vai além de um encontro presencial. Os inscritos terão acesso gratuito por três meses à Comunidade Brincar, um ambiente digital que promove a interconexão entre educadores e especialistas nos temas da infância. Também é possível seguir gratuitamente, a qualquer momento, o Brincar Lives Pedagógicas e o PodBrincar, programas on-line com convidados e entrevistas que ampliam as discussões sobre brincar, aprender e formar crianças para o futuro.
O presidente do Instituto Conhecer, Vicente Falcão, destaca que o Congresso Brincar de Mangaratiba já se tornou uma grande referência de evento educacional na região e é muito aguardado. “Os municípios, os professores, as escolas esperam o ano todo por esse evento. Tornou-se realmente um divisor de águas pela qualidade, pelo padrão e pelos palestrantes que trazemos. Hoje estamos trazendo os maiores palestrantes do Brasil para esse evento. O nível é altíssimo, e com certeza é o ápice do nosso evento, sendo uma grande referência para os professores”.
A programação inclui oito palestras, uma feira de livros, brinquedos e inovações educacionais. Os palestrantes e temas confirmados para o evento incluem uma série de especialistas que abordarão questões centrais para a educação. Vasco Moretto discutirá “Avaliação da aprendizagem: uma relação ética”, enquanto Leila Navarro falará sobre “O professor do futuro”. Eugenio Cunha trará insights sobre “Práticas pedagógicas para a inclusão e diversidade”, e Israel Boniek abordará o tema “Literatura infantil: ouvir histórias para aprender a narrar a vida”. Danilo Batucadan apresentará “Educar pelo brincar: práticas e estratégias do fazer musical”, e Bethmática (Elizabeth Gomes) desvendará a “Matemática na educação infantil”. Além disso, Juliana Micheletti trará sua perspectiva com a palestra “Um professor fora da caixa”, e Sandra Puliezi fechará o ciclo de palestras com “Desenvolvendo a fluência de leitura oral”.
“O Congresso é excelente! Agrega muito valor ao nosso conhecimento, tanto pessoal quanto profissional. São debates importantíssimos com pessoas trocando experiências, e os palestrantes são sempre muito capacitados”, afirma Edna Bueno Coelho, diretora da Casa do Educador de Saquarema/RJ, instituição formativa da rede municipal de ensino. Professora há 25 anos, ela acompanha o Congresso Brincar desde 2017 e destaca a continuidade, abrangência, capacidade de envolver e emocionar os educadores, além da relevância para o desenvolvimento dos profissionais da educação.
Segundo a organização, o espaço e as atividades do Congresso foram concebidos para ampliar o olhar e o repertório dos participantes sobre o brincar e sua relação com os métodos, ferramentas e tendências educacionais atuais. Com essa vivência, os educadores poderão aplicar os aprendizados e as estratégias pedagógicas inovadoras em seu cotidiano de trabalho com as crianças.
Escolas particulares, Professores, pedagogos, estudantes de pedagogia, coordenadores de ensino, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, entre outros interessados, devem se inscrever antecipadamente no site [https://congressobrincar.com/mangaratiba/](https://congressobrincar.com/mangaratiba/). As vagas são limitadas e a certificação totaliza até 60 horas complementares.
Imagem: Web