Com uma carreira de destaque no teatro e no audiovisual, a atriz leva a força da Baixada Fluminense ao mundo ao participar do espetáculo “Depois do Silêncio”, que aborda as profundas desigualdades raciais e a escravidão no Brasil
Juliana França, atriz talentosa e mestre em Filosofia pela UFRRJ, nasceu e foi criada em Japeri, na Baixada Fluminense. Membro do Grupo Código há 16 anos, ela se destacou ao participar do espetáculo “Depois do Silêncio” no Festival Internacional de Edimburgo, no Reino Unido.
A peça conta com a atuação de Juliana França, Caju Bezerra, Gal Pereira e Adoni, e tem a direção de Cristiane Jatahy, diretora que recebeu o Leão de Ouro em Veneza. A obra aborda as profundas desigualdades raciais e a escravidão no Brasil, e foi aclamada pelo jornal britânico The Guardian, que destacou: “Ficção e realidade se misturam neste espetáculo indisciplinado, mas totalmente envolvente, que combina documentário e teatro – e permanecerá com você muito depois de ter terminado.”
Com uma trajetória marcada por mais de 15 montagens teatrais, incluindo o premiado espetáculo “Inimigo do Povo” (2009), Juliana França também já brilhou em diversas produções audiovisuais, conquistando mais de 10 prêmios como melhor atriz em festivais de cinema, como o GUARNICÊ CINEMA. Em 2023, participou das novelas “Vai na Fé” e “Elas por Elas” da Rede Globo e co-produziu o II FESTE-JÁ (Festival de Teatro de Japeri).
Desde 2022, Juliana tem circulado internacionalmente, levando o espetáculo “Depois do Silêncio” para mais de 18 países. Atualmente, além de sua atuação brilhante, ela ocupa o cargo de coordenadora artístico-pedagógica no Grupo Código, sempre destacando a importância do território e das pessoas que a formaram como artista.
Fotos: Divulgação PMJ