Baixada Fluminense: milhares de famílias podem podem receber parabólica digital 100% gratuita – 03/10/24 

Diversos municípios do RJ têm baixa procura por agendamentos junto à Siga Antenado

Quem ainda utiliza a parabólica tradicional deve ficar atento e substituir o equipamento pela nova parabólica digital ou poderá ter problemas para assistir à TV em breve. A boa notícia é que em todo o estado do Rio de Janeiro, milhares de famílias ainda podem ter direito à substituição gratuita, sendo mais de 21 mil apenas na Baixada Fluminense.

O serviço é realizado pela Siga Antenado, entidade não-governamental e sem fins lucrativos responsável, criada por determinação da Anatel para apoiar as famílias de menor renda durante a migração do sinal de TV das parabólicas tradicionais para as novas parabólicas digitais, processo fundamental para garantir o acesso à televisão após a ativação da tecnologia 5G. 

Diversos municípios do RJ têm baixa procura por agendamentos junto à Siga Antenado

Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Mesquita, São João de Meriti e Seropédica são os municípios da região com menor procura por agendamento: das mais de 16,4 mil famílias esperadas, apenas 764 agendaram e tiveram o kit instalado em suas casas. Em Magé, Nova Iguaçu e Paracambi também apresentam percentual de instalação abaixo da expectativa identificada pela Siga Antenado. 

No estado do Rio de Janeiro, os agendamentos estão abertos em todos os municípios e a estimativa é que mais de 74 mil famílias ainda possam ser beneficiadas pelo serviço. 

Para ter direito, é preciso ser beneficiário de algum programa social do Governo Federal (CadÚnico) e ter uma antena parabólica tradicional instalada e funcionando em casa. Em todo o Brasil, a Siga Antenado já realizou a instalação de mais de 3,5 milhões de kits gratuitos com a parabólica digital.

Como solicitar 

Para saber quem tem direito ao kit com a nova parabólica digital, a população deve entrar em contato com a entidade por meio do site sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404.  Ao agendar a troca, é preciso ter em mãos o número de CPF ou do NIS (Número de Identidade Social). Após a confirmação de que os critérios foram atendidos, será feito o agendamento para a ida do técnico à residência. Todo o processo, do agendamento à instalação do equipamento, é totalmente gratuito.

Sobre a Siga Antenado

Siga Antenado é o nome fantasia da EAF (Entidade Administradora da Faixa), criada por determinação da Anatel. É a entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku). A Siga Antenado é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G, com as licenças da faixa 3,5 GHz.

Imagem: Divulgação


Veja também

Casa do Trabalhador Itinerante realiza sua 26ª edição em Itaipuaçu com serviços gratuitos para a população – 04/04/25

Ação oferece orientação profissional, encaminhamento para vagas de emprego e atendimento jurídico A Prefeitura de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support