Projetos de Lei são aprovados pelos vereadores de Duque de Caxias – 27/11/24

Executivo também encaminhou vetos a algumas propostas da Casa Legislativa

A troca de comando do 15º Batalhão da Polícia Militar, em Duque de Caxias, foi o assunto abordado pelo vereador Junior Uios (MDB), na sessão plenária de 26/11. Apesar de a mudança ter sido recente, os trabalhos do tenente-coronel Fabio dos Reis Silva receberam elogios na tribuna da Câmara.

O vereador considerou uma aproximação mais efetiva com o comandante para falar sobre a segurança no município. “Tive uma agenda muito positiva e produtiva no 15º Batalhão, acompanhado do major Gregório, e do comandante de companhia, o tenente Trindade, que ouviram nossas demandas e viram as ocorrências que têm acontecido na nossa região”, disse ele, referindo-se aos bairros Bar dos Cavaleiros, Parque Lafaiete, Bela Vista, Engenho do Porto, Covanca e Laguna e Dourados. “Desejo sorte e sucesso ao novo comando, a toda corporação do 15º, e que a gente possa voltar a dar a sensação de segurança que a nossa população merece e precisa”, finalizou Junior Uios.

Vereador Junior Uios em disrcurso na tribuna

Projetos vetados pelo Executivo

A pedido do presidente Celso do Alba (União Brasil), o vereador Claudio Thomaz (PRD) que secretariou os trabalhos da Mesa Diretora, fez a leitura de duas mensagens do Executivo vetando projetos de lei.  

mensagem 031/2024, com o Projeto de Lei nº 302/2024, da vereadora Delza de Oliveira (MDB), que dispõe sobre o prazo de validade do Laudo Médico para o diagnóstico de Síndrome de Down no âmbito do município recebeu veto total. Enquanto a mensagem nº 032/2024, com o PL nº 271/2024, do vereador Dr. Maurício (PRD), que delimita o perímetro escolar e cria o Perímetro da Escola Segura recebeu veto parcial. As propostas serão encaminhadas para os vereadores e, se os vetos forem rejeitados, elas serão enviadas novamente ao prefeito para sanção.

Se a Lei não for sancionada pelo prefeito dentro de 48h após sua remessa, o presidente da Câmara a promulgará, e, se este não o fizer em igual prazo, caberá ao primeiro vice-presidente fazê-lo, obrigatoriamente.

Projetos aprovados

Os vereadores de Duque de Caxias aprovaram por unanimidade e em dois turnos de votação a mensagem nº 036/2024, com o PL nº 28/2024, alterando a Lei Municipal nº 3.032/20, que autoriza o Executivo a criar a Caxias Serv, Empresa Municipal Prestadora de Serviços Gerais S/A.

Mesa diretora que conduziu a sessão do dia

Também foram aprovados projetos de lei denominando Mercado do Agricultor Arilda da Silva Moreira; dispondo da isenção da taxa de inscrição em concursos públicos e processos seletivos no município para doadores de sangue e medula óssea; tratando da prioridade de vagas em escolas municipais e em unidades da Fundec para garantir formação básica e profissional a jovens atendidos pelos abrigos institucionais do município; e o que dispõe sobre a implantação do Programa Esporte Paralímpico Caxiense.

Em única discussão, foi aprovado por unanimidade o veto total à mensagem nº 029/2024, com o PL nº 296/2024, que versa sobre a utilização de formatos acessíveis (recursos de leitura de tela e escrita em braile) nas publicações do Boletim Oficial do município.

Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo

#duquedecaxias #camaramunicipaldeduquedecaxias #celsodoalba #junioruios #delzadeoliveira

Veja também

Projeto ” Cine Tela” reúne centenas de pessoas na Praça Vereador Wendel Coelho, em Engenheiro Pedreira – 22/11/24

O público assistiu ao filme Divertida Mente 2, com direito a pipoca e guaraná O …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support