Prefeitura de Japeri realiza fiscalizações contra o tráfego de motos em passarelas – 27/01/25

Município intensifica ações para coibir práticas irregulares e garantir a segurança dos pedestres

Atendendo a reclamações de moradores, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e da Guarda Municipal, deu início a fiscalização para impedir a circulação de motocicletas nas passarelas de Japeri.

Na última quinta-feira (23), agentes de trânsito e guardas municipais, sob a liderança de Edeilson Pereira, coordenador de Segurança Pública, e do comandante Edson Pereira Guena Guimarães, realizaram uma ação na passarela da estação de Engenheiro Pedreira. O objetivo foi conscientizar os motociclistas sobre os riscos, prevenir acidentes e garantir o cumprimento do artigo 193 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê multa de R$ 880,41 e 7 pontos na CNH para quem transitar com veículo em passarelas.  

Município intensifica ações para coibir práticas irregulares e garantir a segurança dos pedestres

De acordo com o comandante Edson, a iniciativa é resultado direto das denúncias da população e não será feita somente em Engenheiro Pedreira, mas também nas passarelas de Japeri. 

“Demos valor ao morador no que ele pede. Faremos essa fiscalização em toda a cidade em atendimento às reclamações de munícipes sobre motos transitando pela passarela da via superior em Engenheiro Pedreira, a Guarda Municipal tem realizado fiscalizações com o objetivo de orientar os motoqueiros e coibir o tráfego de motocicletas no local. Em tais casos, além de provocar o risco de atropelamentos, os pedestres também podem sofrer lesões caso se envolvam em um acidente com as motos”, destacou o agente. 

Conscientização da população

Além de fiscalizar, as equipes também realizam um trabalho de conscientização, abordando moradores e comerciantes. Ocione José de Almeida, de 66 anos, proprietário da tradicional “Banca da Cultura”, situada próxima à estação, comentou sobre a importância dessa medida.

“Já estou aqui há 53 anos. Comecei com 13 anos. Essa fiscalização é importante para conscientizar, pois os motoqueiros passam pela passarela podendo causar acidentes”, disse o comerciante. 

Município intensifica ações para coibir práticas irregulares e garantir a segurança dos pedestres

Riscos e necessidade de fiscalização

O tráfego irregular de motocicletas em passarelas representa um perigo para os pedestres. Segundo Weverton Gomes, agente de trânsito envolvido na operação, a prática não só expõe as pessoas ao risco de atropelamentos como também amplia a possibilidade de colisões que podem causar ferimentos graves. 

Com essa iniciativa, a Prefeitura de Japeri reitera seu empenho em atender às demandas da população, promovendo um trânsito mais seguro e ordenado para todos. As fiscalizações continuarão de forma constante, com ações preventivas e educativas em toda a cidade.

Fotos: Divulgação PMJ

Veja também

Autoridades de 26 países já confirmaram presença na 1ª Assembleia da Associação de Cidades e Municípios do BRICS+, em Maricá – 23/05/25

Lideranças mundiais se encontram no município para evento que promove intercâmbio técnico, político e institucional …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support