Escolas recebem ar-condicionado, novos mobiliários e reforço na estrutura para oferecer mais conforto à comunidade escolar
O ano letivo de 2025 para os cerca de 14 mil estudantes começa com melhorias na Rede de Ensino de Japeri. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está promovendo ações significativas nas escolas, incluindo a instalação de aparelhos de ar-condicionado, renovação do mobiliário e reforço na infraestrutura. Além disso, diversas unidades passaram por reparos nos telhados, pintura, manutenção das redes elétrica e hidráulica, além da substituição de portas e janelas danificadas. O objetivo é proporcionar um ambiente mais confortável e adequado para alunos e profissionais da educação.

Para ampliar a qualidade do ensino e contribuir para o bem-estar dos estudantes, a Prefeitura fez aquisição de aparelhos de ar-condicionado, dos quais já estão sendo instalados. A Escola Municipal Ary Schiavo, por exemplo, está recebendo 18 destes equipamentos. A meta, segundo a Secretária Municipal de Educação, Caroline Ontiveros, é que todas as 36 unidades escolares sejam climatizadas. Ela falou ainda sobre o retorno do ano letivo, na próxima segunda-feira (10).
“Desejamos um ano letivo de muito trabalho, mas também de harmonia e respeito, garantindo que nossos alunos sejam atendidos da melhor forma possível. Nosso compromisso é oferecer mais conforto e segurança para todos. Sabemos que os efeitos climáticos impactam diretamente a rotina escolar, pois vivemos em uma região muito quente. Por isso, estamos trabalhando intensamente para climatizar 100% das escolas”, afirmou Caroline Ontiveros.

Investindo na renovação do mobiliário escolar
Até o momento, já foram entregues 4 mil novas carteiras, de um total de 6 mil previstas. O fornecimento de lousas sofreu atraso devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul, que impediram a entrega por parte de duas empresas contratadas. No entanto, um novo processo de aquisição já está em andamento para garantir que todas as unidades recebam os materiais necessários.Entre os novos itens adquiridos estão armários, arquivos, cadeiras giratórias, prateleiras, além de brinquedos para a educação infantil. Todas as escolas também passarão por um processo de mobília completa, proporcionando mais conforto para alunos e profissionais. A volta às aulas marca mais uma fase para a educação municipal. As iniciativas reforçam o compromisso da gestão em oferecer um ensino de qualidade, garantindo melhores condições de aprendizado para alunos e profissionais da rede.