Os equipamentos são administrados por moradores voluntários treinados, que atuam diante de desastres naturais e emergências em conjunto com servidores públicos
Desta vez foram os bairros de Teófilo Cunha e Vila Planetária que receberam os novos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdec’s). As inaugurações aconteceram no último sábado, (8), com a presença do secretário Municipal da Pasta e de moradores das duas localidades.
Segundo Ziel Pavani, a Prefeitura tem trabalhado na implementação desses equipamentos e promovido uma grande mobilização da população de áreas vulneráveis, criando um círculo de cuidado. Esse processo começou com a identificação das áreas de risco, passou pela sensibilização dos moradores e segue com ações preventivas e educativas, que estão integradas no Plano de Contingência da cidade (Placon).

“Com a inauguração desses dois novos núcleos, completamos oito unidades. Nossa ação faz parte do Plano de Contingência desenvolvido por todo o governo, sob nossa orientação e diretrizes das esferas Estadual e Federal de Defesa Civil. É uma continuidade das políticas públicas voltadas para a prevenção e mitigação de riscos. Com isso, Japeri se torna mais preparada para enfrentar imprevistos causados por eventos climáticos”, afirmou Pavani, que também anunciou que novas inaugurações estão previstas para breve.

Durante o evento, moradores dos bairros expressaram sua aprovação pelas novas instalações e destacaram a importância das ações preventivas. Muitos afirmaram que nunca antes haviam visto ações tão eficazes para preparar a comunidade para situações de risco. José Gomes, morador de Teófilo Cunha, comentou: “Estamos recebendo este núcleo com muita esperança de que, finalmente, conseguiremos aliviar a angústia que sentimos durante as chuvas. Agora, estaremos preparados para evitar riscos e agir com mais rapidez no socorro. Essa união de Defesa Civil e moradores é importante e salva vidas.”

O núcleo de Teófilo Cunha foi um pedido da própria comunidade feito junto a Secretaria Municipal de Defesa Civil, através da Associação de Moradores. De acordo com a presidente Silvana Oliveira, que esteve na última inauguração, (25/01), em Nova Belém, os núcleos são importantes pontos de informação e acolhimento das demandas da população.
“Estaremos mais próximos do órgão de Defesa Civil e vamos poder reduzir o tempo de resposta das demandas e das solicitações. E com atendimentos mais imediatos, vamos minimizar danos, preservar vidas e garantir mais segurança para todos nós”, explicou.

Atualmente, as unidades estão localizadas nos bairros Chacrinha, Nova Belém (com dois núcleos), Marajoara, Vila Carmelitas, na Favelinha, e Beira Rio.
Fotos: Divulgação PMJ