Vereadores de Duque de Caxias debatem sobre climatização nas escolas e transporte público – 19/02/25

Na sessão plenária de 18/02, foi lido requerimento à secretária de Educação para que ela dê explicações sobre o processo seletivo da pasta

O calor intenso e a falta de ar condicionado em 35 escolas da rede municipal de ensino foram abordados na tribuna da Câmara de Duque de Caxias, na sessão plenária de 18/02. A prefeitura diz que está aguardando uma operação de aumento de carga da Light para que os aparelhos funcionem.

“A prefeitura comprou aparelhos de ar condicionado para atenderem toda a demanda municipal. Hoje, são 163 escolas que estão climatizadas”, disse o vereador Alex Freitas (Republicanos). Juliana do Táxi (PL) alertou que as instalações não estão em conformidade com as normas da ABNT. “É preciso conferir se realmente as salas de aula estão sendo climatizadas”.

O vereador Leone (MDB) ressaltou as recentes inaugurações de escolas no município e comentou algumas outras situações que têm prejudicado os alunos, além da falta de ar condicionado, como as infiltrações. “Não podemos nos esquecer das unidades de educação que já existem e que necessitam de manutenção. Tenho recebido reclamações, no Segundo Distrito, de que escolas estão há três semanas sem aulas, em especial, a educação infantil”. Ele solicitou à prefeitura que alugue provisoriamente, geradores.

O lider do governo na câmara Vereador Eduardo Moreira

Eduardo Moreira (MDB), vereador e líder de governo, disse que o impasse com a concessionária de energia elétrica não é fato recente. “A gente sabe da importância dos equipamentos para trazer melhor qualidade na educação. O problema que enfrentamos são sempre com as companhias de energia que apresentam um desserviço na nossa cidade”.

 O vereador Junior Reis falou do empenho do governo municipal com a educação e com o conforto dos alunos. Ele reforçou que a prefeitura está buscando soluções junto a Light para que todas as escolas estejam climatizadas. “Belford Roxo, ontem, diminuiu o horário escolar em mais de 100 escolas por causa do calor, e nós aqui, mostramos toda a diferença. Onde as escolas não estão climatizadas é culpa da Light”.

Ainda na educação

A ampliação de unidades e cursos da Fundec se fez presente no discurso da vereadora Andreia Zito (PV). Ela fez uma indicação solicitando a implantação dos novos cursos. “Têm diversos importantes, mas sinto falta de Operação e Manutenção de Equipamentos Industriais, Segurança do Trabalho, Qualidade e Controle de Processos, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Logística e Transporte, Informática Aplicada à Indústria”. Ela complementou, solicitando atenção aos jovens de Campos Elíseos, Jardim Primavera e região.

Convite à secretária

O presidente da Câmara, Claudio Thomaz (PRD), apresentou um requerimento à secretária de Educação, Iracema Costa, para que ela dê informações sobre o Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de profissionais do magistério, como: fotocópia do edital do processo, eventuais retificações ou adendos publicados, critérios que serão utilizados para a seleção dos candidatos, metodologia de avaliação, medidas para garantir a transparência na seleção etc.

A realização do processo seletivo foi discutida em plenário, na sessão de 13/02. Os vereadores alegaram falta de publicidade e de tempo hábil para as inscrições.

Juliana do Taxi durante discurso na tribuna

Transporte público

A precariedade dos serviços das empresas de ônibus e a falta de linhas em diversos locais foram questionados. O vereador Catiti (PDT) disse que a população está muito insatisfeita, principalmente, com a empresa União, e reiterou a sua indicação para a implantação do Programa Ônibus Tarifa Zero. “Venho aqui solicitar mais uma vez a implantação do ônibus Tarifa Zero no Bar dos Cavaleiros, Prainha, Parque Lafaiete, Bela Vista, Engenho do Porto e Centro”.

A vereadora Juliana do Táxi mostrou-se preocupada com os estudantes da região da Vila São Luiz, Beira Mar, Parque Duque de Vila Operária. “Como que uma mãe, com uma criança de cinco anos vai mandá-la para a escola se não tem nem ônibus para pagar a passagem?”.

Marquinho Oi (União Brasil) também falou sobre o problema do transporte. “A população já sofre, há anos, com essa covardia. Já passou da hora de rever a situação”. Clovinho Sempre Junto (PDT) e Alex Freitas se mostraram indignados com a situação e cobraram ações urgentes. A vereadora Andreia Zito chamou a atenção ainda para o transporte ferroviário, uma vez que o ramal Saracuruna é motivo de constantes reclamações devido ao grande intervalo de tempo.

Agentes de combate à dengue e a endemias

O vereador Alex Freitas solicitou a correção da lei, de sua autoria, sobre o Incentivo Financeiro aos Agentes Comunitários de Saúde e os de Combate a Endemias. “Fiz esta lei dando um incentivo a todos esses profissionais no município. Só que nós temos mais de 500 funcionários federais que estavam incluídos nela”, explicou.

Segundo ele, o governo municipal disse ser inviável o pagamento porque iria ultrapassar os recursos que o governo federal envia para o município. “Como os agentes federais já têm o seu incentivo, estou ratificando a lei para que sejam beneficiados só os funcionários municipais, assim, vamos baixar um custo de R$2 milhões para R$660 mil”.

O vereador também entrou com requerimento na Câmara para que seja composta uma Comissão Especial de Recomposição Salarial dos Servidores Municipais para atuar junto com a Comissão de Gestão de Pessoal do Legislativo a fim de sejam alinhadas ações com representantes do Executivo para concretizar o reajuste salarial.

O vereador Catiti (PDT) disse que a população está muito insatisfeita com o transporte público

Secretaria da Mulher

A vereadora Juliana do Táxi solicitou à prefeitura que a Secretaria da Mulher possa funcionar como antes, mas que, para isso, é preciso “tirar do cabide da assistência social os equipamentos, entre eles, a Casa da Mulher e o CEAM”, cobrou Juliana.

Ela foi enfática ao dizer que a união das vereadoras irá fazer a diferença para as mulheres do município. “Quero afirmar que vou contar com as vereadoras Andreia Zito, Delza, Fernanda, Michele e Naná. Hoje, somos seis e temos que fazer valer a nossa voz”.

O vereador Catiti reforçou a importância da Secretaria da Mulher. “Ela não pode ficar servindo de cabide para outra secretaria, onde ela não anda. Chegou a hora de dar visibilidade a quem realmente tem competência para trabalhar”.

Águas do Rio

“Estou recebendo inúmeras denúncias dos moradores do Parque João Pessoa, Parque Adelaide e Vila Urussaí, pela falta d’água em suas residências, mesmo estando com as contas pagas”, apontou o vereador Leandro Enfermeiro (PRD). “Isto que está acontecendo é muito sério. O calor que está fazendo e ainda ficar sem água, é desumano”, disse ele, reforçando a importância da realização da audiência pública, prevista para o mês de março.

Saúde

O vereador Valdecy Nunes (MDB) parabenizou os médicos pelo atendimento que possibilitou a recuperação da agente da DEAM, Viviane Maia da Rosa, baleada por outro policial, no último dia 4. “Quero fazer um elogio ao corpo médico da nossa cidade. Ela foi socorrida no Hospital Dr. Moacyr do Carmo e os médicos fizeram de tudo para salvar a sua vida”, disse ele, estendendo o empenho às equipes de saúde de todo o município.

Dispensa de funcionários

A dispensa de funcionários da Fundec, após as eleições de 2024, foi novamente citada pelo vereador Chiquinho Caipira (SD). “Estamos entrando na justiça para rever os direitos deles. Estou nesta luta, porque isto é uma covardia com as pessoas”.

Chiquinho Caipira também comentou sobre a empresa Gaia Service Tech. “Essas firmas milionárias não têm respeito com os cidadãos. Elas foram contratadas pela prefeitura, é ela quem paga. Temos que saber o que está acontecendo com estas contratações”, frisou o vereador.

Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo

#duquedecaxias #camaramunicipaldeduquedecaxias #eduardomoreira

Veja também

Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças recebe mais de 500 novos alunos aprovados no concurso da PMERJ – 21/02/25

Grupo faz parte dos 2 mil convocados pelo governador Cláudio Castro e inicia o período …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support