Samba e carnaval se tornam instrumentos de empoderamento e transformação social através de roda de conversa
No último sábado (15/2), a ONG Superar, em parceria com a Associação Niyara Acolhimento, realizou o workshop Raízes do Samba, voltado para mulheres de São Gonçalo. O evento abordou temas como cultura, ancestralidade, saúde, violência de gênero e geração de renda, destacando o samba como uma poderosa ferramenta de empoderamento feminino.
A programação contou com uma roda de conversa para reflexões sobre o papel do samba na valorização da mulher, além de oficinas e apresentações que incentivaram a participação feminina na cultura carnavalesca.
“Acreditamos que ações como essa são fundamentais para conscientizar de forma didática. É essencial garantir acesso a esses debates, ver o interesse das mulheres e acompanhar sua evolução nos motiva a seguir com nosso trabalho”, afirmou Fernanda Souza, diretora de projetos sociais da ONG Superar.

O evento reuniu 50 mulheres que se inscreveram através das redes sociais, além de nomes de destaque no universo do samba e da cultura popular, como Evelyn Bastos (Rainha de Bateria da Mangueira), Paola Andrade (jornalista e produtora cultural), Dandara Bispo (Rainha de Bateria da Unidos da Vila Santa Tereza), Barbara Rachel (diretora cultural da Mangueira do Amanhã) e Andressa Soares (entusiasta do Carnaval).
Idealizado por organizações que atuam diretamente com mulheres cis e trans, o encontro proporcionou um espaço de troca e aprendizado, fortalecendo o samba como símbolo de resistência e transformação social.
“Nosso compromisso é promover ações que fortaleçam a autoestima e o empoderamento, especialmente no contexto de culturas tão ricas como o samba. Este evento foi uma oportunidade valiosa para proporcionar um espaço de aprendizado, troca e celebração da ancestralidade e da mulher em sua plenitude, reafirmando o samba como uma ferramenta de resistência”, relatou Joyce Gravano, diretora da Associação Niyara Acolhimento.

Sobre a ONG Superar
O Centro de Referência de Programas Sociais – SUPERAR é uma organização sem fins lucrativos que atua em territórios da capital do Rio de Janeiro e do Leste Fluminense, promovendo inclusão, cidadania e desenvolvimento. Através de eventos, voluntariado e parcerias, a organização busca transformar vidas e fortalecer comunidades, com foco em ações afirmativas voltadas para jovens, mulheres e a população negra.
Em 2024, ampliou suas iniciativas para promover a diversidade, oferecendo acesso à educação, qualificação profissional e geração de renda para grupos historicamente marginalizados. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a SUPERAR foca na igualdade de gênero, redução das desigualdades e fortalecimento comunitário, trabalhando em parceria com setores público e privado para expandir o impacto de suas ações e garantir mais oportunidades de transformação social.
Fotos: Divulgação