ONG Superar e Associação Niyara Acolhimento promovem workshop ‘Raízes do Samba’ para mulheres em São Gonçalo – 20/02/25

Samba e carnaval se tornam instrumentos de empoderamento e transformação social através de roda de conversa

No último sábado (15/2), a ONG Superar, em parceria com a Associação Niyara Acolhimento, realizou o workshop Raízes do Samba, voltado para mulheres de São Gonçalo. O evento abordou temas como cultura, ancestralidade, saúde, violência de gênero e geração de renda, destacando o samba como uma poderosa ferramenta de empoderamento feminino.

A programação contou com uma roda de conversa para reflexões sobre o papel do samba na valorização da mulher, além de oficinas e apresentações que incentivaram a participação feminina na cultura carnavalesca.

“Acreditamos que ações como essa são fundamentais para conscientizar de forma didática. É essencial garantir acesso a esses debates, ver o interesse das mulheres e acompanhar sua evolução nos motiva a seguir com nosso trabalho”, afirmou Fernanda Souza, diretora de projetos sociais da ONG Superar.

A programação contou com uma roda de conversa para reflexões sobre o papel do samba na valorização da mulher

O evento reuniu 50 mulheres que se inscreveram através das redes sociais, além de nomes de destaque no universo do samba e da cultura popular, como Evelyn Bastos (Rainha de Bateria da Mangueira), Paola Andrade (jornalista e produtora cultural), Dandara Bispo (Rainha de Bateria da Unidos da Vila Santa Tereza), Barbara Rachel (diretora cultural da Mangueira do Amanhã) e Andressa Soares (entusiasta do Carnaval).

Idealizado por organizações que atuam diretamente com mulheres cis e trans, o encontro proporcionou um espaço de troca e aprendizado, fortalecendo o samba como símbolo de resistência e transformação social.

“Nosso compromisso é promover ações que fortaleçam a autoestima e o empoderamento, especialmente no contexto de culturas tão ricas como o samba. Este evento foi uma oportunidade valiosa para proporcionar um espaço de aprendizado, troca e celebração da ancestralidade e da mulher em sua plenitude, reafirmando o samba como uma ferramenta de resistência”, relatou Joyce Gravano, diretora da Associação Niyara Acolhimento.

A programação contou com uma roda de conversa para reflexões sobre o papel do samba na valorização da mulher

Sobre a ONG Superar

O Centro de Referência de Programas Sociais – SUPERAR é uma organização sem fins lucrativos que atua em territórios da capital do Rio de Janeiro e do Leste Fluminense, promovendo inclusão, cidadania e desenvolvimento. Através de eventos, voluntariado e parcerias, a organização busca transformar vidas e fortalecer comunidades, com foco em ações afirmativas voltadas para jovens, mulheres e a população negra.

Em 2024, ampliou suas iniciativas para promover a diversidade, oferecendo acesso à educação, qualificação profissional e geração de renda para grupos historicamente marginalizados. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a SUPERAR foca na igualdade de gênero, redução das desigualdades e fortalecimento comunitário, trabalhando em parceria com setores público e privado para expandir o impacto de suas ações e garantir mais oportunidades de transformação social. 

Fotos: Divulgação

Veja também

Futuro da rodas de samba é debatido na Baixada Fluminense – 13/02/25

O palco do Complexo Cultural Mario Marques, em Nova Iguaçu, foi o local escolhido para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support